Sustentabilizar o futuro através da alimentação – Planear e Conservar

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro, sendo o tema deste ano: “Sustentabilizar o futuro através da alimentação”.

O Serviço de Nutrição da USISM decidiu promover este tema ao longo

de uma semana – Semana da Alimentação – através de 5 publicações, a de hoje é:

Planear e Conservar

Ao planear as suas refeições, recomenda-se que sejam seguidos os Princípios da Dieta Mediterrânica – dieta saudável e sustentável:

  1. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal: produtos hortícolas, fruta, pão e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas;
  2. Consumo de produtos vegetais locais e sazonais;
  3. Consumo de azeite como principal fonte de gordura;
  4. Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;
  5. Consumo baixo de carnes vermelhas;
  6. Água como principal bebida ao longo do dia.

Como deve compor o seu prato e/ou marmita?
Os hortícolas crus ou cozinhados devem ocupar metade do prato. Os cereais e derivados devem constituir um quarto do prato e o restante espaço ser preenchido por carne, pescado, ovos ou leguminosas. Deve privilegiar os alimentos de origem vegetal.

Sugestão para um prato/marmita:
Privilegiando a proteína vegetal, confecione uma bolonhesa de lentilhas, seguindo as porções indicadas.
Em detrimento da carne picada use lentilhas – proteína vegetal! Aproveite os hortícolas da época como o alho, a cebola, a cenoura, o tomate e o pimentão para fazer um molho caseiro. Use e abuse de ervas aromáticas em detrimento do sal. Acompanhe com massa ou arroz.
Pode ainda acompanhar com uma salada de alface e rúcula.

NOTA: A preparação e confeção de refeições em maior quantidade, permite a refrigeração (se for para consumir em menos de 72h) ou a congelação (se for para consumir passadas 72h) tendo como vantagens a poupança de tempo, dinheiro e recursos (água, luz e gás).

Serviço de Nutrição