Dia Mundial da Saúde: showcooking para pessoas com diabetes

“Vencer a Diabetes” foi o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2016, comemorado anualmente no dia 7 de abril. Há cerca de 60 milhões de pessoas com diabetes na Região Europeia. Embora uma grande parte dos casos seja evitável, a prevalência está a aumentar, principalmente devido ao aumento de sobrepeso e obesidade, dieta não saudável, sedentarismo e baixos níveis socioeconómicos.

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), em colaboração com a Direção Regional da Saúde (DRS) e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), assinalou o Dia Mundial da Saúde com a realização de 2 showcookings para pessoas com diabetes. As atividades decorreram no Centro de Saúde da Ribeira Grande e no Centro de Saúde de Ponta Delgada, abrangendo um total de 25 pessoas com diabetes, utentes e colaboradores da USISM.

Os showcookings, dinamizados pela Dra. Joana Oliveira e pelo Chef Ivo Maurício da APDP, contemplaram receitas saudáveis e equilibradas, para além de terem promovido a partilha de conhecimentos. As receitas confecionadas podem ser consultadas através desta ligação.

 

Fotografias: Verónica Lalanda

 

Biografia dos Formadores

Joana Oliveira (Coordenadora de Projeto / Dietista)

Licenciada em Dietética pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa. Desde 2009 que exerce funções de coordenação na área da prevenção e rastreio da Diabetes. Participa na organização e enquanto formadora nos Cursos de Cozinha Saudável da APDP. Responsável pela formação e conteúdos dos cursos de Prevenção e Controlo da Diabetes e Gestão Alimentar, bem como pela organização das iniciativas de promoção da saúde, atividades de rastreio e ações de sensibilização e esclarecimento. Participa como preletora em vários encontros e iniciativas.

Ivo Maurício (Chef)

Terminou em 2014 o Curso de Gestão e Produção de Cozinha, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Especialista em Peixe e Marisco, é responsável pela gestão de cozinha e economato.  Em 2013, começou a trabalhar como cozinheiro no restaurante Sea Me, em Lisboa. No ano seguinte, foi convidado para chefiar a cozinha do restaurante 9 Ilhas. Atualmente é chef no restaurante Rabo d’Pêxe, tendo participado na sua conceção e abertura. Participa como formador nos Cursos de Cozinha Saudável da APDP. Adicionalmente, organiza coffee-breaks saudáveis.

Comemoração do Dia Mundial da Saúde no Município de Vila Franca do Campo

Assinalado a 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, esteve este ano centrado no tema da diabetes. Este evento foi comemorado no Município de Vila Franca do Campo no passado dia 9 de abril com um conjunto de atividades alusivas a esta temática onde se incluiu uma sessão de Chi Kung com o instrutor Ricardo Castro e uma demonstração e prova culinária de comida saudável elaborada pelos alunos e docentes do curso de cozinheiro da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, pelo Dr. Tiago Dias, nutricionista do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, e pelo Chefe Rui Medeiros.

 

V Feira de Saúde (Município da Povoação)

Na sequência das comemorações do Dia Mundial da Saúde, a Equipa de Saúde Escolar do concelho da Povoação irá promover a 5ª Edição da Feira da Saúde.

 

O evento decorrerá entre as 10h00 e as 15h00 do dia 14 de Abril de 2016, no Jardim e Auditório Municipal da Povoação. Caso as condições climatéricas não permitam a sua realização ao ar livre, a feira decorrerá no Pavilhão Gimnodesportivo da Povoação.

Serão realizadas várias atividades, nas mais diversas áreas da saúde, nomeadamente:

  • Atividades das várias especialidades do Centro de Saúde da Povoação (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Serviço Social e Terapia da Fala);
  • Atividades de várias entidades convidadas (ACAP, APAV, APF, ARRISCA e OMIC);
  • Atividades do Núcleo de Educação Especial – “Um dia na pele da Pessoa Portadora de Deficiência”;
  • Concurso de sopas;
  • “Consultório móvel” de Psicologia;
  • Jogos tradicionais;
  • Palestras;
  • Pedy-papper;
  • Rastreio de Pressão arterial;
  • Sessões de yoga para crianças e adultos;
  • Showcooking (batidos saudáveis);
  • Suporte Básico de Vida;
  • Zumba.
  • V Feira de Saúde (Cartaz)