Da teoria à prática: uma perspetiva dos estudantes do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem

Dia Internacional do Enfermeiro

12 de maio de 2022

Os estudantes do 4º ano que se encontram a realizar o Ensino Clínico de Consolidação de Competências em Enfermagem (ECCCE), última etapa formativa da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS) da Universidade dos Açores, assinalam desta forma o “Dia Internacional do Enfermeiro”.

A Equipa de Apoio Integrado Domiciliário (EAID) da USISM acolheu os estudantes para que estes possam colocar em prática os seus conhecimentos e  prestar cuidados de enfermagem globais ao indivíduo, família e comunidade, aos três níveis de prevenção, integrando-os na sua equipa de saúde. O estudantes são integrados tendo por base os padrões de qualidade estabelecidos para a profissão de Enfermagem, em conjugação com as competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais, emitidas pela Ordem dos Enfermeiros.

Os estudantes afirmam que:

“A realização deste Ensino Clínico no Serviço de Apoio Integrado Domiciliário tem-nos permitido participar ativamente na prestação de cuidados de enfermagem em contexto domiciliário, e também desenvolver competências de análise crítica, promovendo o nosso desenvolvimento profissional. Sendo a prática clínica em cuidados de saúde domiciliários um espaço de imprevisibilidade, integrar este Ensino Clínico na EAID, surge como uma oportunidade para perspetivar as necessidades do outro num processo que não é linear nem sequencial, desviando-nos de uma abordagem em meio hospitalar.

Assim sendo, possibilita-nos dar continuidade aos cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de utentes na condição de doença aguda e crónica, em situação de dependência funcional, doença terminal, em situações que não requerem internamento, mas que os utentes não podem ou não conseguem deslocar-se de forma autónoma independentemente da causa e da idade, bem como cuidados de suporte psicológico e formativo aos familiares e/ou cuidadores formais e informais.

Para além disto, a prestação de cuidados no domicílio permite-nos iniciar, desenvolver e suspender relações terapêuticas com o cliente/família e/ou cuidadores, através da utilização de uma comunicação apropriada, de forma a estabelecer relações interpessoais eficazes. Tem sido uma experiência enriquecedora, uma vez que são proporcionadas oportunidades de entrar em contato com novas realidades no ambiente do utente e não em meio hospitalar, desafiando-nos diariamente a aprofundar competências técnicas, relacionais e comunicacionais.

O nosso sincero agradecimento a todos os Enfermeiros que contribuem para a nossa formação académica e que nos inspiram a ser a Enfermagem do Futuro.”

 

Parabéns a todos os Enfermeiros que fazem da sua vida a Arte de Cuidar!

 

Estudantes: Bárbara Ramos, Isadora Reis e Valter Cabral

Supervisores Clínicos: Enfermeiros Ana Gabriela Barradas, Andreia Silveira e Filipe Carreiro

Supervisor Pedagógico: Professor José Carlos Lopes

Dia Mundial do Médico de Família

Os médicos internos de formação específica de Medicina Geral e Familiar irão celebrar, no próximo dia 19 de maio, o Dia Mundial do Médico de Família, realizando uma caminhada no Parque Urbano. Esta irá iniciar-se pelas 15 horas junto à Quinta dos Açores. O médico de família é também um médico da comunidade e um dos seus papéis é a prevenção de doença. Caminhar faz parte de um estilo de vida saudável e ajuda a prevenir diversas doenças, por isso, junte-se a nós e venha celebrar este dia!

 

Conheça alguns benefícios das caminhadas:

 Previne doenças cardiovasculares;

Ajuda a controlar o peso;

Melhora a qualidade do sono;

Estimula a memória;

Torna os ossos mais fortes.