Frequentadores do Café Redondo (Fajã de Baixo)

Comunicado

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, em nome da Autoridade de Saúde Concelhia, solicita a todos os cidadãos que tenham frequentado o “Café Redondo” na freguesia da Fajã de Baixo, entre os dias 25/10 e 11/11, se dirijam ao Centro de Colheitas “drive thru” do Centro de Saúde de Ponta Delgada no seguinte horário: 09h30 – 12h00; 13h30 – 16h00, ou se dirijam ao Centro de Colheitas “drive thru” da Lagoa (situado no Tecnoparque – atrás do Edifício Nonagon) no seguinte horário: 16h30 – 20h00, a fim de realizar a colheita para teste Covid-19.

Os cidadãos que se dirigirem aos Centros de Colheitas deverão informar a equipa de enfermagem que são contactos do “Café Redondo”. Nesta circunstância, os cidadãos, NÃO devem contactar a Linha de Saúde Açores.

Solicitámos a colaboração da população para permanecerem em casa e cumprir com todas as medidas de segurança.

Novos Centros de Colheita

Comunicado

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, considerando o agravamento da situação de pandemia que temos vindo a verificar nos últimos dias e no âmbito da publicação do Decreto-Lei n.º 8/2020 de 8 de novembro da Presidência do Conselho de Ministros que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, reforçou a sua capacidade de resposta da Linha de Vigilância Epidemiológica, Linha de Vigilância Ativa e Centros de Colheitas por forma a evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2 | Covid-19 na Ilha de São Miguel.

Neste sentido, o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel decidiu encerrar, até ao próximo dia 16/11/2020 (próxima segunda-feira) a atividade assistencial das Unidades de Saúde, à exceção das salas de tratamento e injetáveis, do SAC – Serviço de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Ponta Delgada, Cuidados Domiciliários, Cuidados Paliativos, de Reabilitação e Unidades Básicas de Urgência.

Foram criados Centros de Colheitas “drive thru” nos Concelhos da Ribeira Grande, que está situado no recinto desportivo (antiga feira do gado da Ribeira Grande), na Unidade de Saúde de Rabo de Peixe, em Vila Franca do Campo, no Salão Paroquial de São Miguel Arcanjo, e na Lagoa, junto à Escola Primaria Manuel Medeiros Guerreiro, no parque de estacionamento, atrás do Convento dos Frades, na Freguesia de Santa Cruz.

O Centro de Saúde de Ponta Delgada foi reforçado com mais um Centro de Colheitas. O Centro de Colheitas 1 que está localizado no parque de estacionamento USISM/HDES e o Centro de Colheitas 2 que está localizado no parque de estacionamento dos utentes (frente do edifício).

Todas as pessoas consideradas contactos próximos, de alto risco, serão contactadas para efetuar teste.

Pedimos a colaboração da população para permanecerem em casa e cumprir com todas as medidas de segurança.

Em caso de dúvida contactar 296 249 220

Comunicado

Encerramento Pontual da Unidade de Saúde da Lagoa

Comunicado

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel no seguimento da confirmação de um caso positivo, de um profissional de saúde, na Unidade de Saúde da Lagoa, e após instruções da Autoridade Concelhia de Saúde  , por questões de segurança e salvaguarda de todos os utentes e funcionários informa que a partir de hoje encerra a Unidade de Saúde da Lagoa.

Tendo em consideração a prevenção e mitigação da cadeia de transmissão da Covid-19 salienta, ainda, o seguinte:

  1. Está encerrada a Unidade de Saúde da Lagoa, entre os dias 10 e 20/Novembro;
  2. Estão a ser identificados, pela Autoridade de Saúde Concelhia, todos os contactos de risco. Os utentes que estiveram presencialmente na USLagoa e não forem considerados de risco NÃO serão contactados;
  3. Estão a ser contactados todos os utentes com agendamento para os dias em questão e efetuadas alterações aos serviços e de avaliação presenciais que foram previstas para os dias de encerramento;
  4. Estão disponíveis para pedido de receituário os seguintes contactos:  [email protected] ou 296 249 220;
  5. Tratamento e Cuidados Domiciliários serão assegurados pela Equipa de Apoio Integrado Domiciliário do Centro de Saúde de Ponta Delgada (CSPD);
  6. Tratamentos de feridas e injetáveis serão assegurados no SAC – Serviço de Atendimento Complementar do CSPD;
  7. Consultas de situações agudas serão asseguradas no SAC – Serviço de Atendimento Complementar do CSPD;

Por fim, salienta-se que as medidas de prevenção agora implementadas têm de ser cumpridas tanto a nível institucional como a nível pessoal

Em caso de sintomas, não procure um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligue para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.