Dia Mundial da Tuberculose – 24 de março

Dia Mundial da Tuberculose – 24 de março

O dia 24 de março marca o Dia Mundial da Tuberculose. A Tuberculose é uma doença infeciosa, curável, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch, que pode afetar qualquer órgão, atingindo, predominantemente os pulmões[1].

A transmissão da doença acontece através da inalação de ar contaminado por uma pessoa infetada com tuberculose pulmonar ou laríngea, na fase contagiosa. No entanto, a exposição à bactéria nem sempre conduz à infeção. Por sua vez, o estado de infeção pode ser latente ou ativo. A infeção latente ocorre quando a pessoa é portadora do agente patogénico, mas permanece saudável. Neste caso, a pessoa infetada não desenvolve sintomas e não transmite a infeção, uma vez que o seu sistema imunitário é capaz de controlar a doença. Ainda assim, esta infeção, se não tratada, pode evoluir para doença[2].

Em caso de infeção ativa, o sistema imunitário não consegue controlar a infeção e a pessoa desenvolve doença, apresentando sintomas como Febre (habitualmente baixa e ao fim do dia), Emagrecimento (não intencional), Suores noturnos, Tosse (que pode ser seca ou produtiva, com ou sem presença de sangue) e Astenia (cansaço). Esteja atento e procure avaliação médica, caso apresente estes sintomas ou manifeste tosse com duração superior a 3 semanas ou com presença de sangue2.

Em caso de Tuberculose ativa, é necessário tomar medidas de prevenção de contágio como a restrição e rastreio de contactos próximos. O acompanhamento do tratamento da Tuberculose, na USISM, é feito através do Centro de Diagnóstico Pneumológico. O diagnóstico da doença é realizado através de inquérito de sintomas e RX de Tórax.

A Tuberculose é tratável com um plano medicamentoso que consiste, essencialmente, na antibioterapia oral. É muito importante que este plano seja cumprido de forma rigorosa e persistente, com o acompanhamento de profissionais de saúde, para garantia da eficácia do mesmo[3].

Para prevenção e controlo da Tuberculose, é importante que siga algumas recomendações: Cumpra a correta etiqueta respiratória; use máscara em caso de sintomatologia respiratória; lave e/ou desinfete as mãos frequentemente; assegure o arejamento e a ventilação frequente dos espaços interiores. Evite a permanência prolongada em espaços lotados e fechados, com reduzida renovação de ar; garanta, com regularidade, a limpeza e desinfeção de superfícies e mantenha os espaços arejados e expostos à luz solar. Em caso de sintomatologia ativa, ou em caso de contacto com um caso confirmado de Tuberculose, deve procurar ajuda!1

Desde junho de 2016, e devido à evolução epidemiológica da Tuberculose, em Portugal, a estratégia de prevenção da tuberculose, por via da imunização com a vacina BCG, passou a aplicar-se apenas a crianças com fatores de risco individuais ou comunitários para a tuberculose[4].

São, atualmente, critérios para a vacinação até aos 6 anos de idade: a coabitação ou convivência com: pessoas com histórico clínico de tuberculose ativa, com naturalidade de país com elevado risco de tuberculose, com infeção por VIH/SIDA, com dependência de álcool ou de drogas nos últimos 5 anos, e ainda, com reclusos em estabelecimento prisional há menos de 5 anos.

Outros critérios de recomendação vacinal para BCG são: a permanência superior a 3 meses em países com elevado risco de tuberculose; a naturalidade de países de elevado risco de Tuberculose; o contacto com casos de Tuberculose ativa; a pertença a comunidades com elevado risco de tuberculose, definidas pelas Unidade de Saúde Pública local (por exemplo, comunidades ou pequenas áreas geográficas onde se concentra um elevado número de casos)[5].

 


 

[1] Organização Mundial da Saúde – Dia Mundial da Tuberculose 2024 -https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-da-tuberculose-2024, acedido a 19/03/2024

[2] Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel: Unidade de Saúde Pública – Tuberculose – Modelo DV.06.USP.300.01/A.

[3] Direção-Geral da Saúde – Saúde de A a Z – Tuberculosehttps://www.dgs.pt/saude-a-a-z.aspx?v=%3d%3dBAAAAB%2bLCAAAAAAABABLszU0AwArk10aBAAAAA%3d%3d#saude-de-a-a-z/tuberculose1, acedido a 19/03/2024

[4] Serviço Nacional de Saúde 24 – Tuberculose https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/tuberculose/, acedido a 19/03/2024

[5] Direção Regional da Saúde – Circular Normativa N.º DRS CNORM/2023/6 de 10/04/2023 – Estratégia de Vacinação Contra a Tuberculose com a vacina BCG- https://portal.azores.gov.pt/documents/37408/9558091/CNORM_2023_06_2023-04-10+e+anexo.pdf/5d50c584-cd43-63d7-1d9a-c995431381cc?t=1682509350116, acedido a 19/03/2024