7 de junho – Dia Mundial da Segurança Alimentar
Por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em associação com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAOUN), definiu-se o dia 7 de junho como Dia Mundial da Segurança Alimentar (World Food Safety Day). A comemoração desta data pretende consciencializar a população para a importância de uma alimentação segura e baseada em boas práticas de produção, compra, conservação, preparação e consumo. Este ano, o tema definido para marcar a efeméride é “Segurança Alimentar: a Ciência em Ação”.
Pretende-se, em 2025, inspirar ações que permitam prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança alimentar, a saúde, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável ([1]).
A evidência científica deve sustentar as boas práticas, e na área da alimentação, este princípio não pode ser exceção. As atualizações científicas são orientações para o consumo alimentar mais congruente e integrado em boas práticas de promoção de saúde. A ciência permite-nos compreender o que são riscos associado ao consumo alimentar e quais esses riscos e orienta-nos para medidas de prevenção de doenças associadas à alimentação, para além de elucidar a população para a diminuição de custos e para a proteção da vida humana ([2]).
Estima-se que, anualmente, 600 milhões de pessoas adoeçam por causas associadas ao consumo alimentar pelo contacto com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas prejudiciais à saúde. O custo anual do tratamento de doenças transmitidas por alimentos é estimado em 15 bilhões de dólares e na perda de vidas na ordem dos 420 mil indivíduos por ano devido ao consumo de alimentos contaminados ([3]).
O que está a ser feito para reverter esta situação?
Todos os setores associados à cadeia de consumo são implicados nas medidas preventivas. Se considerarmos, por exemplo que bactérias resistentes a antimicrobianos podem ser encontradas na comida, facilmente compreendemos que o setor agropecuário deva atender ao uso prudente de antimicrobianos, para que seja travada a transmissão de agentes resistentes através da comida (3).
Que princípios são garantia da segurança alimentar?
A adoção de boas práticas de higiene nos setores alimentício e agrícola, reduz, eficazmente o risco de disseminação de doenças transmitidas por alimentos. Os setores responsáveis pela produção, ou seja, todos os envolvidos na cadeia de fornecimento de alimentos, desde os produtores, processadores, transportadores, vendedores, cozinheiros até os consumidores são chamados a cumprir boas práticas, processos acordados e padrões para manter os alimentos seguros (3). A sua atuação deve estar presente nas etapas desde a produção, colheita, processamento, armazenamento, distribuição, até à preparação e consumo ([4]).
Que medidas estão ao meu alcance para garantir a segurança alimentar?
Mantenha-se informado, acompanhando as orientações de segurança alimentar das autoridades nacionais. Manter-se informado sobre surtos em andamento e riscos emergentes pode amentar a segurança no consumo alimentar (3).
Prepare e manipule os alimentos em segurança, utilizando práticas baseadas em evidências em casa. Seguir as cinco dicas para a segurança alimentar reduz o risco de enfermidades transmitidas por alimentos ([5]).
Para saber mais:
Autor desconhecido. (2025). Conservação dos Alimentos no Frio. Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Disponível em: https://www.asae.gov.pt/perguntas-frequentes1/area-alimentar/conservacao-dos-alimentos-no-frio.aspx
([1]) Food and Agriculture Organization of the United Nations – Codex Alimentarius. Disponível em https://www.fao.org/fao-who-codexalimentarius/world-food-safety-day/wfsd-homepage/en/, acedido a 04/06/2025
([2]) EUROCID – Informação Europeia ao Cidadão – Dia Mundial da Segurança Alimentar 2025. Disponível em https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-seguranca-alimentar, acedido a 04/06/2025.
([3]) Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) & Organização Mundial da Saúde (WHO). (2025). Food safety: science in action – World Food Safety Day 7 June 2025. FAO & WHO. Disponível em: ttps://eurocid.mne.gov.pt/sites/default/files/repository/content/event/45606/documents/cd4485en.pdf, acedido a 04/06/2025
([4]) Organização das Nações Unidas – Dia Mundial da Segurança Alimentar destaca ações para evitar doenças. Disponível em https://news.un.org/pt/story/2024/06/1832841, acedido a 04/06/2025
([5]) Organização Mundial da Saúde (OMS). (2006). Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura: Manual. OMS. Disponível em https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/43546/, acedido a 04/06/2025