Seminário – Suicídio sem Tabus

Uma organização da Equipa de Saúde Mental Comunitária (ESMC)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada ano cerca de 1 milhão de pessoas morre por suicídio, cerca de 3000 pessoas por dia, uma a cada 40 segundos. Por cada pessoa que se suicida, estima-se que ocorram cerca de 20 comportamentos da esfera suicidária não fatais.

A nível mundial, o suicídio é a segunda causa de morte entre os 15 e os 24 anos, sendo também em Portugal, e em geral na UE, a segunda causa de morte entre os 10 e os 19 anos. As tentativas de suicídio e a intenção ou ideação suicida aumentaram, de acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM),  o número de chamadas relacionadas com este comportamento aumentou 39% entre 2019 e 2021. As tentativas de suicídio, por exemplo, passaram de 600 em 2019 para 801 no ano passado.

Após o suicídio, as pessoas próximas – os sobreviventes – podem ter muita dificuldade em lidar com esta perda, criando um impacto na saúde física e mental. Algumas pessoas podem mesmo vir a ter sintomas de depressão ou ideias de suicídio.

O Plano Regional da Saúde Mental dos Açores (PRSMA) orienta para a elaboração de programas de educação e de sensibilização da população para a promoção da saúde e prevenção da doença, nas mais diversas áreas, inclusive o suicídio.

A ESMC tomou esta iniciativa, de promover, incentivar e mobilizar a Região e os cidadãos perante desafios que se colocam no caminho, não medindo esforços para combater grandes provações como este flagelo que é o suicídio.

Com o único objetivo de promover a saúde mental dos açorianos, este evento é dirigido a profissionais de saúde, profissionais de educação e outros profissionais com preocupações nesta temática, dotando-os de conhecimento e informação que os apoie nestes casos. Queremos por isso, lançar a discussão, partilhar conhecimentos entre profissionais e se comece a encontrar estratégias que reduzam estes cenários devastadores para qualquer família, para a nossa sociedade.

Assim, a ESMC apresenta o programa do Seminário que incidirá nos eixos da prevenção de doença e promoção da Saúde Mental. O Seminário “Suicídio Sem Tabus” integra o plano de atividades da ESMC, para o ano de 2023.

 

Seminário – Suicídio sem Tabus

Programa (Provisório)

Dia 25 de setembro de 2023

8:30h – Abertura do Secretariado

9:00h – 10:15hI Painel – Suicídio

  • Conhecer a realidade do suicídio– Ricardo Gusmão (Médico Psiquiatra, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto)
  • Plano Nacional de Prevenção do Suicídio – Inês Rothes (Presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia)
  • Elaboração e Implementação do Plano Regional de Saúde Mental dos Açores – Henrique Prata Ribeiro (Psiquiatra, Coordenador da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores)

Moderador de mesa – Eduardo Azevedo (Vogal para a Estrutura para a Saúde Mental dos Açores)

10:15h – 10:45h – Sessão de Abertura

– Presidente do Governo Regional dos Açores

– Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada

– Presidente da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel

10:45h – 11:15h – Pausa para café

11:15h – 12:50h – II Painel –  Suicídio – Uma realidade/Um facto

  • Caracterização do Suicídio na Ilha de São Miguel – João Coelho (Médico Interno de Psiquiatria, HDES)
  • Suicídio um Problema Social – Tânia Fonseca (Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social dos Açores)
  • Riscos Psicossociais: Avaliação – Nísia Bettencourt (Psicóloga, Estrutura de Saúde Mental dos Açores)
  • Apoio Psicossocial na Situação de Crise – Sónia Cunha (Psicóloga, Coordenadora do Centro de Apoio psicológico, Intervenção em Crise do INEM)

Moderador: Alberto Duarte (Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores)

12:50h – 14:00h – Pausa para almoço

14:00h – 15:00hIII Painel – Tentativa de suicídio: uma problemática (parte 1)

  • A Abordagem Hospitalar à Pessoa com Tentativa de Suicídio – João Paulo Vidal (Diretor de Serviço de Psiquiatria do HDES)
  • Lei da Saúde Mental: Internamento Compulsivo – Manuela Flores (Juíza Titular do Juízo Central Cível e Criminal de Ponta Delgada)

Moderador de mesa – José Carvalho (Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, Médico consultor, Delegado de Saúde Centro de Saúde de Nordeste)

15:00h – 15:30h – Pausa para café

15:30h – 16:30hIII Painel – Tentativa de Suicídio: uma problemática (parte 2)

  • A Equipa de Saúde Mental Comunitária da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel e o papel do Médico de Família – Maria Teresa Albergaria (Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar, Médica da Equipa de Saúde Mental Comunitária da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel)
  • Acompanhamento Psicológico aos Sobreviventes – Dr.ª Carla Rocha (Psicóloga HDES; Vogal da Direção da Delegação Açores da Ordem dos Psicólogos)

Moderador de mesa – José Carvalho (Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, Médico consultor, Delegado de Saúde Centro de Saúde de Nordeste)

16:30h – 17:00h – Há esperança –  Momento Musical

 

 

Dia 26 de Setembro 2023

8:30h – Abertura do Secretariado

9:00h – 10:15h – Painel IV – Promover a Saúde Mental e Prevenir o suicídio (parte 1)

  • Literacia em Saúde Mental – Francisco Sampaio (Presidente da mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria) (VÍDEOCONFERÊNCIA – Online)
  • Intervenção do Assistente Social na Prevenção do Suicídio – Cláudia Pacheco (Assistente Social na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel e na Equipa de Saúde Mental Comunitária da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel)
  • A Consulta de Enfermagem de Saúde Infantil e Juvenil na Saúde Mental dos 15 aos 18 anos da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel – Hélia Arruda (Enfermeira Especialista de Consulta Infantil da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel)
  • É possível Ter Saúde Após o Diagnóstico de Uma Doença Mental? – Sara Bicudo Ponte (Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar)

Moderador: Pedro Mackay (Vogal para a Estrutura para a Saúde Mental dos Açores)

10:15h – 10:45h – Pausa para café

10:45h – 12:00h – Painel IV – Promover a Saúde Mental e Prevenir o suicídio (parte 2)

  • Dos 0 aos Jogos Olímpicos Carlos Neto (Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa)
  • Projeto “Mais Contigo” – José Carlos Santos (Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, Professor na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra)

(VÍDEOCONFERÊNCIA- Online)

  • Projeto Equipa-TE: APPJ – Associação de Promoção de Públicos Jovens: O desporto como Fator Protetor de Saúde Mental – Paulo Paiva (Psicólogo)

Moderador: Magno Silva (Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar, Coordenador da Unidade de Saúde da Lagoa, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel)

12:00h Sessão de encerramento

Mónica Seidi (Secretária Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores)