Dia Mundial da Luta Contra o Cancro – 4 de fevereiro

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro – 4 de fevereiro

 

O dia 4 de fevereiro assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A comemoração deste dia, criado em 2000, pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), a maior e mais antiga organização internacional dedicada a combater o cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é afiliada desde 1983, acontece com o intuito de consciencializar, melhorar a literacia e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro.

O cancro representa, para a sociedade moderna, um dos maiores desafios de saúde pública. O número de casos oncológicos tem apresentado, a nível mundial, uma tendência anual de crescimento. Apesar desta realidade, a evidência científica confirma que mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado sendo que outro terço pode ser curado, se detetado precocemente e tratado adequadamente[1].

A prevenção primária do cancro, consiste na adoção de comportamentos promotores da saúde, que atuam de forma protetora, evitando fatores de risco. Como exemplo: evitar o consumo de tabaco, prevenir a exposição inadequada à luz solar, evitar a submissão a radiação ionizante, o contacto com determinados químicos ou substâncias tóxicas, prevenir a infeção por certos vírus e bactérias, adotar um padrão alimentar adequado, rico em vegetais e frutas, evitar o consumo de álcool e ainda, praticar atividade física de forma regular de forma a evitar o excesso de peso[2].

Outra medida importante, para a prevenção secundária da doença, passa pela sua deteção precoce. Esta é possível pelo diagnóstico atempado e monitorização adequada de sinais sugestivos da doença. Se identificar algum sinal ou sintoma que possa ser sugestivo de dúvida com o seu estado de saúde, deverá procurar aconselhamento médico para a sua correta avaliação e encaminhamento[3]. Entre os sinais mais frequentes, deverá estar alerta para: a modificação da cor, dimensão ou presença de ferida em verruga ou sinal, alteração dos seus hábitos intestinais ou urinários, aparecimento de rouquidão ou tosse persistente, dificuldade em engolir ou má digestão permanente, presença de feridas que não cicatrizam, hemorragia ou corrimento anormal pelos orifícios naturais, nódulos ou rigidez persistente na mama ou em outra parte do corpo[4].

A participação nos rastreios oncológicos em curso é uma medida igualmente importante para a prevenção oncológica.  Os rastreios são processos de diagnóstico que têm como objetivo identificar, de forma atempada, novos casos de cancro,  em pessoas que não apresentam sintomas de doença.

Atualmente, na Região Autónoma dos Açores, decorrem 4 rastreios organizados para a população adulta: o ROCMA (Rastreio Organizado de Cancro da Mama), está endereçado ao diagnóstico precoce de Cancro da Mama, dirige-se à população feminina com idade entre os 45 e os 74 anos e é feito de dois em dois anos, nas unidades de rastreio móvel. O ROCCA (Rastreio Organizado de Cancro do Colo do Útero), dirige-se à população feminina entre os 25 e os 64 anos, identificando a presença do vírus do papiloma humano (HPV) nos serotipos oncogénicos, sendo repetido de cinco em cinco anos, no seu centro de saúde. O ROCCRA (Rastreio Organizado de Cancro do Cólon e Reto) é dedicado à população adulta entre os 50 e os 74 anos e pesquisa a presença de sangue oculto nas fezes, por método imunoquímico, devendo ser repetido de 2 em 2 anos. Por último, o PICCOA (Programa de Intervenção de Cancro na Cavidade Oral nos Açores) inclui a população adulta entre os 40 e os 74 anos de idade e é realizado através de uma consulta por médico dentista, de cinco em cinco anos[5].

A sociedade assiste a avanços extraordinários no conhecimento científico, medicina, diagnóstico e tratamento do cancro, por meio do investimento em investigação e inovação. Esta evolução representa um significativo potencial de prevenção oncológica. Quanto mais soubermos, melhor poderemos intervir na redução dos fatores de risco, aumentando a prevenção e melhorando o diagnóstico precoce da doença oncológica[6]. Como?

  • Integre e mantenha, na sua rotina, bons hábitos, para promover a sua Saúde!
  • Esteja atento e consulte o médico, se notar alterações ao seu estado de saúde!
  • Se foi contactado para integrar os rastreios oncológicos em curso, participe!

[1] Liga Portuguesa Contra o Cancro. Dia Mundial do Cancro. Dia Mundial do Cancro : Liga Portuguesa Contra o Cancro (ligacontracancro.pt). acedido a 30/01/2024

[2] World Health Organization. Cancer: Key facts.  Cancer (who.int). acedido a 30/01/2024

[3] World Health Organization. Cancer: Early detection. Cancer (who.int). acedido a 30/01/2024

[4] Serviço Nacional de Saúde 24. Cancro. Cancro (sns24.gov.pt). acedido a 30/01/2024

[5] Centro de Oncologia dos Açores. Relatório de Atividades 2022. 20d46279-2462-a3b5-a21d-8c345baf83b9 (azores.gov.pt) acedido a 30/01/2024

[6] Liga Portuguesa Contra o cancro. Fatores de Risco. Factores de Risco : Liga Portuguesa Contra o Cancro (ligacontracancro.pt). acedido a 30/01/2024