Dia Mundial da Prevenção do Afogamento – 25 de julho

Dia Mundial da Prevenção do Afogamento

A 25 de julho assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em abril de 2021. O dia pretende destacar o impacto do afogamento nas famílias e comunidades, incentivando, acima de tudo, a implementação de medidas preventivas que evitem acidentes e salvem vidas ([1]).

A data reflete o período do ano em que acontece a maioria das mortes por afogamento que, em Portugal, ocorre com maior prevalência nos meses de verão (mais de um terço das mortes por afogamento), por ser a altura em que a população mais se expõe aos ambientes aquáticos ([2]).

Porquê sensibilizar a população para a prevenção do afogamento?

Todos os anos, quase 250 mil pessoas perdem a vida por afogamento, a nível mundial, sendo quase 82 mil delas crianças de 1 a 14 anos (1). Em Portugal, o relatório da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) aponta para uma tendência crescente de casos de afogamento desde os últimos 4 anos. Com uma média de 14 mortes por afogamento, por ano (quando 7,3 foi a média do triénio antecessor). Este facto, associado ao maior número de casos de afogamentos fatais e não fatais registados neste período, parece indiciar uma tendência de aumento no número de mortes por afogamento ([3]).

O que é o afogamento?

Afogamento é o processo de comprometimento respiratório por submersão ou imersão em líquido, ou seja, a incapacidade de manter a respiração devido à presença de líquido nos pulmões. Os impactos negativos do afogamento podem ser morte ou morbilidade, resultante, muitas vezes, em lesões motoras e cerebrais irreversíveis e deficiência ([4]).

Quem está em maior risco de afogamento?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, as crianças menores de quatro anos são as que correm maior risco de afogamento (1). Dados da APSI revelam que, em Portugal, o maior número de mortes por afogamento ocorre na faixa etária dos 15 aos 19 anos e o maior número de afogamentos e de internamentos por afogamento acontece até aos 4 anos de idade (3).

Onde e como acontecem a maioria dos afogamentos em Portugal?

É nos rapazes que se verifica o maior número de afogamentos, sendo as piscinas, especialmente as particulares, o local onde acontecem mais afogamentos, essencialmente em crianças dos 0 aos 4 anos. Na faixa etária dos 10 aos 14 anos, os afogamentos registados acontecem, essencialmente em rios/ribeiras e praias (3).

Quais as principais causas dos afogamentos?

A maior parte dos acidentes acontece devido à má avaliação dos riscos, nomeadamente: o estado do mar (em termos de corrente, vento, rebentação); profundidade dos locais de mergulho; sobrevalorização das capacidades do nadador; realização de desportos sem a devida proteção; consumo excessivo de álcool ou de drogas ilícitas; existência de doenças debilitantes (2).

Que medidas podem ser cumpridas para prevenir o risco de afogamento?

Frequentar praias vigiadas e respeitar os sinais das bandeiras e as instruções dos nadadores-salvadores; cumprir as regras de segurança na praia e nas piscinas, sejam públicas ou privadas; vedar o acesso a piscinas privadas, poços e reservatórios de água (usando vedações e trinco de fecho automático); assegurar a vigilância das crianças quando em zonas de ou próximas de água; colocar braçadeiras ou coletes àquelas que não sabem nadar; ensinar as crianças a nadar tão cedo quanto possível; usar colete de salvação na prática de desportos aquáticos e de atividades de recreio; verificar a profundidade da água ou a existência de obstáculos que possam causar traumatismo em caso de mergulho; não entrar subitamente na água após longos períodos de exposição solar; evitar consumo de refeições pesadas e bebidas alcoólicas antes de entrar na água (2)(4).

Considere estas medidas para garantir um Verão seguro!


([1]) Organização das Nações Unidas – No Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, OMS destaca riscos para crianças. Disponível em https://news.un.org/pt/story/2024/07/1835116, acedido a 16/07/2025.

([2]) SNS 24 – Evitar os afogamentos. Disponível em https://www.sns24.gov.pt/pt/tema/prevencao-e-cuidados-de-saude/evitar-os-afogamentos, acedido a 16/07/2025.

([3])  Associação para a Promoção da Segurança Infantil. Afogamentos de Crianças e Jovens em Portugal Atualização de casos – julho de 2025. Disponível em Afogamentos_em_criancas_e_jovens_2005_a_2024_Principais_resultado_julho2025.pdf, acedido a 16/07/2025.

([4]) SNS – INEM – Conselhos úteis para a sua saúde – Afogamento. Disponível em: Conselhos úteis para a sua saúde – Afogamento – INEM, acedido a 16/07/2025.