Participe nos rastreios oncológicos!

Estão a decorrer, atualmente, na Região Autónoma dos Açores, quatro programas de rastreio organizados pelo Centro de Oncologia dos Açores (COA): o Rastreio Organizado de Cancro do Cólo do Útero dos Açores (ROCCA), Rastreio Organizado de Cancro da Mama dos Açores (ROCMA), estes dois dedicados a utentes do sexo feminino e o Rastreio de Cancro de Cólon e Reto dos Açores (ROCCRA), bem como o Programa de Intervenção no Cancro da Cavidade Oral dos Açores (PICCOA), dedicados à população adulta, em geral.

A participação nestes rastreios parte de um contacto prévio, realizado pelos serviços de gestão dos respetivos programas, em articulação com as Unidades de Saúde das áreas de residência dos utentes. Se receber, em casa, uma convocatória para participar num dos rastreios citados, isto significa que integra os critérios definidos para integrar o estudo em questão. Deve, então, seguir as indicações que lhe são sugeridas no documento.

Publicação - Rastreios Oncológicos

Tenha em conta que a realização destes estudos pretende favorecer a prevenção primária e deteção precoce de patologia oncológica (cancro) e potenciar o seu tratamento oportuno e atempado.

Para si que é utente, cumpra as recomendações dos profissionais de saúde que o acompanham e lembre-se que participar nestes rastreios representa, sempre, a adoção de uma atitude de cidadania responsável!

Informações Adicionais no Site do Centro de Oncologia dos Açores (COA): http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srs-coa/

A Época Gripal ainda não terminou. Mantenha os comportamentos preventivos.

O pico da época gripal é esperado, anualmente, e maioritariamente atingido em janeiro de cada inverno, conforme nos indicam os boletins de vigilância epidemiológica. Por esse motivo, e embora os cuidados preventivos já se tenham iniciado no outono, esta é ainda uma altura de risco para contrair e, eventualmente, vir a manifestar gripe.

É importante manter os cuidados preventivos essenciais: lave as mãos frequentemente utilizando a técnica correta de lavagem, ou desinfete as mãos com solução antissética de base alcoólica, essencialmente se está em viagem de avião, a frequentar serviços de saúde, vai visitar alguém, em contexto de internamento, se contactou com alguém com gripe ou se apresenta, você próprio, esse quadro sintomatológico.

Evite a permanência em locais públicos, caso se sinta doente, apresente febre ou manifeste quadro sintomatológico compatível com gripe (dores de cabeça e/ou dores no corpo, arrepios, dores musculares e/ou de garganta, sensação de cansaço, tosse e/ou desconforto torácico).

prevençãogripe2

Se tem mais de 65 anos de idade, é diabético ou portador de doença crónica, é profissional de saúde, vacine-se contra a Gripe, ainda vai a tempo de se prevenir!

Utilize técnicas corretas de etiqueta respiratória: espirre ou assoe-se em lenços descartáveis e deposite-os no lixo, após a sua utilização. Ao espirrar ou tossir, se não tiver um lenço, ao alcance, faça-o para a curva do antebraço e lave as mãos em seguida.

Pare a Gripe antes que a Gripe o pare a si!