Colaboração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel no Inquérito Serológico Nacional

O Centro de Saúde de Vila Franca do Campo e o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, apoiados pela Unidade de Saúde Pública da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, estão a colaborar com o Instituto Ricardo Jorge no recrutamento de participantes para o Inquérito Serológico Nacional (ISN) 2015-2016 na Região Autónoma dos Açores. Este recrutamento, iniciado a 5 de setembro, permitirá aumentar o número de participantes nesta ilha.

Este inquérito tem como objetivo principal conhecer o estado imunitário atual da população para as doenças contempladas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), bem como a prevalência de alguns agentes infeciosos virais e bacterianos com impacto e relevância em saúde pública, associados a infeções sexualmente transmissíveis. Está a ser promovido pelo Instituto Ricardo Jorge, através dos seus departamento de Doenças Infeciosas e de Epidemiologia, sendo o 3º inquérito a ser realizado em Portugal mas o primeiro a abranger todo o território nacional

A participação neste estudo é voluntária e carece de autorização por escrito por parte dos participantes. No caso de serem menores, o consentimento escrito é dado dado pelos pais ou outro adulto por estes responsável.

Para informações adicionais, consulte a página referente ao Inquérito Serológico Nacional 2015-2016.

Fonte: Inquérito Serológico Nacional reforça recrutamento na Ilha de São Miguel nos Açores