Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2021 como o Ano Internacional da Frutas e Legumes, considerando-o uma oportunidade para aumentar a consciencialização o sobre o importante papel das frutas e hortícolas na nutrição humana, segurança alimentar e saúde. O Ano Internacional das Frutas e Legumes encoraja a divulgação e a promoção dos benefícios do consumo de frutas e legumes e as suas implicações na saúde, disseminando as evidências científicas e as recomendações para um consumo adequado, de pelo menos 400 g ou cinco porções por dia.

 

O Inquérito alimentar nacional realizado em 2015/2016 mostrou-nos que 53% da população portuguesa não cumpre as recomendações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para um consumo diário de pelo menos 400 g/dia de fruta e produtos hortícolas. Os resultados deste estudo mostram ainda algumas desigualdades regionais no consumo destes grupos alimentares, onde a Região Autónoma dos Açores apresentou a maior prevalência de inadequação de consumo destes alimentos, estimando-se que cerca de 70% da população açoriana tenha um consumo de hortofrutícolas abaixo da recomendação da OMS.

 

Neste e-book sugerimos várias receitas para pequenos-almoços e lanches onde hortícolas, fruta e até leguminosas são os principais ingredientes.

 

Consultar o e-book