Dia Internacional da Literacia – 8 de setembro

O dia 8 de setembro assinala o Dia Internacional da Literacia, celebrado desde 1966 pela UNESCO com o objetivo de reforçar a importância da literacia como um direito humano fundamental e como base para a aprendizagem ao longo da vida. O conceito de literacia refere-se à capacidade de ler, escrever, compreender e interpretar o que é lido; está associado ao alfabetismo e envolve a aptidão para utilizar informação em diferentes contextos. ([1]).

O que é a Literacia em Saúde?

A literacia em saúde, por sua vez, define-se como a capacidade de aceder, compreender e utilizar informação relevante para promover e manter a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a literacia em saúde como um determinante em saúde, uma vez que os níveis de literacia das comunidades influenciam diretamente os seus indicadores de saúde ([2]).

Porque é importante a Promoção de Literacia em Saúde?

Níveis elevados de literacia em saúde traduzem-se em benefícios diretos para as populações, estando associados a melhores resultados em saúde, à utilização mais adequada e racional dos serviços de saúde, e à redução dos custos para os indivíduos, as instituições e o Estado ([3]).

Por outro lado, uma pessoa que enfrenta dificuldades ou barreiras no acesso à informação relevante sobre saúde, seja pela incapacidade de compreender, interpretar ou aplicar essa informação, apresenta uma probabilidade significativamente maior de comprometer a sua saúde, em virtude dessas limitações ou barreiras à literacia (3).

Qual o papel das instituições de saúde na promoção da Literacia em Saúde?

Enquanto entidades promotoras da saúde, compete às instituições de saúde garantir o acesso a informação clara, útil e acessível, indo além da simples transmissão de conteúdos por parte dos profissionais. A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) tem assumido esta missão, destacando-se pelo seu compromisso com a disponibilização de informação em saúde através de diversas plataformas digitais, como o site institucional e as redes sociais (Facebook e Instagram).

Adicionalmente, a USISM colabora com o programa Açores Hoje, emitido pela RTP Açores, através da rubrica “Saúde para Todos”, reforçando a sua presença nos meios de comunicação regionais.

Por meio destas plataformas, a USISM empenha-se em apoiar os utentes na compreensão das mensagens de saúde, promovendo a sua autonomia e contribuindo para o seu empoderamento em saúde.

Como posso aumentar a minha Literacia em Saúde?

Para desenvolver competências em Literacia em Saúde recomenda-se que:

  1. Consulte fontes confiáveis de informação em saúde, como: o Portal SNS, a Direção-Geral da Saúde ou a Organização Mundial da Saúde.
  2. Siga perfis de instituições nas redes sociais, evitando conteúdos sensacionalistas ou sem base científica.
  3. Participe em ações formativas. Pontualmente, há informação sobre as mesmas na USISM, e no seu site/ redes sociais ou noutras fontes de informação institucionais.
  4. Faça perguntas a profissionais de saúde: aproveite a oportunidade das consultas para pedir esclarecimentos. Leve apontadas as suas dúvidas, para facilitar a comunicação.
  5. Utilize plataformas digitais educativas (Biblioteca de Literacia em Saúde – SNS) ou apps de saúde (My Saúde Açores; AppSNS24), estas podem ajudá-lo a compreender melhor temas como medicação, nutrição ou prevenção de doenças.
  6. Aplique o conhecimento adquirido, adotando hábitos saudáveis na sua rotina diária. A literacia só é eficaz em função da adoção do comportamento saudável de forma persistente.
  7. Partilhe o conhecimento que aprendeu contribuindo para a literacia em saúde da sua comunidade.

Para saber mais:

Biblioteca de Literacia em Saúde: https://biblioteca.sns.gov.pt/

Direção-Geral da Saúde: https://www.dgs.pt/

Organização Mundial de Saúde: https://www.who.int/pt/about

SNS 24:  https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.minsaude.spms.ces&hl=pt_PT&gl=US&pli=1;

USISM: https://usism.azores.gov.pt/wp/


[1] UNESCO. (n.d.). International Literacy Day. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Disponível em https://www.unesco.org/en/days/literacy-day, acedido a 10/09/2025.

[2] Organização Mundial da Saúde (OMS). (2016). Shanghai Declaration on promoting health in the 2030 Agenda for Sustainable Development. 9th Global Conference on Health Promotion. Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/WHO-NMH-PND-17.5, acedido a 10/09/2025

[3] Pleasant, A., O’Leary, C., & Carmona, R. (2020). Health literacy: Global advances with a focus upon the Shanghai Declaration on promoting health in the 2030 Agenda for Sustainable Development. Information Services & Use, 40(1–2), 131–148. Disponível em https://doi.org/10.3233/ISU-200080, acedido a 10/09/2025