Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho – 20 a 24 de outubro

De 20 a 24 de outubro, comemora-se a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, uma iniciativa da EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho), entidade da União Europeia responsável por promover ambientes de trabalho seguros, saudáveis e produtivos, que pretende convidar à reflexão sobre a importância da promoção de ambientes laborais seguros, saudáveis e sustentáveis.

O tema em discussão para a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, em 2025 é: “Trabalho seguro e saudável na era digital”.

As tecnologias digitais têm evoluído a um ritmo sem precedentes, estando cada vez mais presente no nosso dia a dia — inclusive no trabalho. Ferramentas como computadores, aplicações, inteligência artificial e trabalho remoto podem tornar o trabalho mais fácil, seguro e flexível. Por exemplo, poder contar com o desempenho de máquinas para o desempenho de tarefas perigosas, torna o ambiente laboral mais seguro ou trabalhar a partir de casa, pode trazer benefícios, como o melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, mas também existem riscos associados ([1]) ([2]).

O uso excessivo da tecnologia pode causar stresse, isolamento, pressão para desenvolver trabalhar de forma mais rápida e até problemas físicos, como: dores nas costas, desconforto ocular ou cansaço e fadiga ([3]).

Sugestões para um ambiente de trabalho (digital) mais saudável:

Estar atento a sinais de fadiga e desconforto: Dores de cabeça regulares, sensação de cansaço persistente, dores lombares ou associadas à postura de trabalho são sinais de alerta que não devem ser ignorados!

Organizar o espaço de trabalho: Usar uma cadeira ajustável, manter o ecrã à altura dos olhos e garantir boa iluminação no espaço de trabalho, são medidas simples que fazem diferença na sua saúde.

Fazer pausas regulares: Trabalhar ao computador por muitas horas seguidas pode causar fadiga. Levantar-se, alongar o corpo e descansar os olhos ajuda a prevenir problemas físicos e mentais.

Adotar hábitos alimentares saudáveis: Cumpra pausas regulares para refeições que devem acontecer fora do seu ambiente de trabalho optando por alimentos saudáveis (fruta fresca; hidratação adequada: pelo menos 1,5l de água por dia; alimentos com baixo teor de açúcar/sal ou gordura) ([4]).

Definir limites entre trabalho e vida pessoal: Especialmente se exerce teletrabalho, é importante ter horários definidos e tempo para descansar. Isso ajuda a evitar o cansaço excessivo e o stresse.

Reportar, precocemente riscos profissionais: Se existem situações de risco à sua saúde no seu local de trabalho estes devem ser reportados oportunamente à Equipa de Saúde e Segurança no Trabalho, aos seus superiores ou entidade patronal.

Falar sobre o que se sente. Se o trabalho digital estiver a causar ansiedade, pressão ou isolamento, é importante conversar com colegas, chefias ou procurar apoio profissional.


Estas medidas são recomendadas por entidades como a DGS (Direção-Geral da Saúde), a EU-OSHA, a OMS (Organização Mundial de Saúde), a ILO (International Labour Organization) e podem ser aplicadas por qualquer pessoa, em qualquer tipo de trabalho. Promover um ambiente de trabalho (digital) saudável é responsabilidade de todos — trabalhadores, empregadores e comunidade.

([1]) International Labour Organization. (2025). World Day for Safety and Health at Work 2025: Revolutionizing health and safety – the role of AI and digitalization at work. Disponível em: https://www.ilo.org/meetings-and-events/world-day-safety-and-health-work-2025, acedido a 23/10/2025

([2]) International Labour Organization. (2023). The ILO Global Strategy on Occupational Safety and Health and its Plan of Action (2024–2030). Disponível em: https://www.ilo.org/sites/default/files/2025-01/OSH_Globaly_Strategy_r6.pdf, acedido a 23/10/2025

([3]) European Agency for Safety and Health at Work. (2023). O que está em causa? Locais de trabalho seguros e saudáveis na era digital 2023–2025. Disponível em: https://healthy-workplaces.osha.europa.eu/pt/about-topic/what-about, acedido a 23/10/2025

([4]) Direção-Geral da Saúde. (2025). Orientações para a oferta alimentar em locais de trabalho. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/modificacao-da-oferta-alimentar/orientacoes-oferta-alimentar-locais-de-trabalho/, acedido a European Agency for Safety and Health at Work. (2023). O que está em causa? Locais de trabalho seguros e saudáveis na era digital 2023–2025. https://healthy-workplaces.osha.europa.eu/pt/about-topic/what-about