I Fórum USISM: Um desígnio, novos desafios!

A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) comemora cinco anos de existência a 23 de janeiro de 2017. Cinco anos de um desafio que apela diariamente à responsabilidade de todos, quer enquanto profissionais, quer enquanto cidadãos e utilizadores de um sistema de saúde que se quer equitativo, eficaz e funcional.

Nos dias 23 e 24 de janeiro de 2017 decorrerá no Teatro Micaelense, Centro Cultural e de Congressos, na cidade de Ponta Delgada, o I Fórum da USISM intitulado “USISM: Um desígnio, novos desafios!“.

Este fórum é uma iniciativa de índole técnica e científica cujo objetivo visa promover a atividade desenvolvida por todos os profissionais dos Centros de Saúde da USISM e parceiros, num contexto de uniformização de práticas e serviços prestados a todo o cidadão, família e comunidade.

O programa do evento contempla a realização de vários momentos distintos, onde no primeiro dia será dado destaque à dinâmica do que configura uma Unidade de Saúde de Ilha. No segundo, e porque a acessibilidade a cuidados de saúde deverá ser pensada numa lógica de proximidade, complementaridade e continuidade entre as diferentes instituições de saúde, partilhar-se-á o que de melhor se tem feito no que respeita ao trabalho de parceria entre a USISM e o HDES. Simultaneamente, decorrerá a Mostra da Saúde destinada à comunidade, onde se pretende divulgar e partilhar informação concorrente para a consciencialização do dever de cada um de nós em defender e promover a sua própria saúde.

Para informações adicionais consulte a página dedicada a este evento: forum.usism.pt

 

I Fórum USISM - Cartaz

Mercado da Saúde no Centro de Saúde de Ponta Delgada

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o Centro de Saúde de Ponta Delgada promove, no próximo dia 17 de outubro, o Mercado da Saúde. Localizado na entrada principal deste centro de saúde a partir das 8h30, este mercado de venda de hortícolas tem como objetivo promover a acessibilidade e aumentar a disponibilidade.

mercado-da-saude-dia-mundial-da-alimentacao

Entrega do Certificado de Acreditação ao Centro de Saúde de Vila Franca do Campo

No passado dia 15 de setembro de 2016 teve lugar no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo a Entrega do Certificado de Acreditação a este centro de saúde. Este foi o culminar de um processo que se estendeu por cerca de 1 ano e meio que envolveu um grande esforço dos profissionais do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo e da USISM. Esta sessão comemorativa contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, Dr.º Luís Cabral, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca, Dr. Ricardo Rodrigues, e de vários elementos do Conselho de Administração da USISM.

De acordo com as palavras da Presidente do Conselho de Administração da USISM, Dr.ª Fernanda Prates, esta certificação reforça um dos grandes objetivos da USISM que passa pelo aumento de qualidade dos serviços prestados. Este plano de acreditação terá continuidade dentro da USISM sendo que o Centro de Saúde de Nordeste irá iniciar, brevemente, o processo de certificação.

 

Fotografias de Verónica Lalanda

 

Vídeo disponibilizado por: São Miguel TV