Ajude a melhorar a segurança do doente.
NOTIFICA é uma plataforma destinada à gestão de incidentes ocorridos no sistema de saúde.
Objetivo: Melhorar a segurança do doente, evitando futuras ocorrências através da aprendizagem contínua.
- Permite que a Direção-Geral da Saúde (DGS) recolha informação indispensável, a nível nacional, relativa à tipologia de incidentes e suas causas, permitindo o
desenvolvimento de estratégias de intervenção prioritárias. - As instituições, por seu lado, recebem informação relativa aos incidentes aí ocorridos, permitindo a implementação de medidas corretivas e de melhoria da prestação, bem como o feedback ao notificador e a todos os envolvidos.
O cidadão ou o profissional de saúde podem reportar três tipos diferentes de incidentes:
- Relacionados com a prestação de cuidados de saúde;
- Relacionados com a violência contra profissionais de saúde ocorrida no local de trabalho;
- Relacionados com a utilização de dispositivos médicos corto-perfurantes.
A notificação é voluntária, anónima, confidencial e não punitiva.
Consulte:
- DGS > NOTIFICA
- DGS > Manual do Cidadão Notificador
- DGS > Informação adicional sobre o NOTIFICA