NOTIFICA – Sistema Nacional de Notificação de Incidentes

Ajude a melhorar a segurança do doente.


NOTIFICA é uma plataforma destinada à gestão de incidentes ocorridos no sistema de saúde.

Objetivo: Melhorar a segurança do doente, evitando futuras ocorrências através da aprendizagem contínua.

  • Permite que a Direção-Geral da Saúde (DGS) recolha informação indispensável, a nível nacional, relativa à tipologia de incidentes e suas causas, permitindo o
    desenvolvimento de estratégias de intervenção prioritárias.
  • As instituições, por seu lado, recebem informação relativa aos incidentes aí ocorridos, permitindo a implementação de medidas corretivas e de melhoria da prestação, bem como o feedback ao notificador e a todos os envolvidos.

O cidadão ou o profissional de saúde podem reportar três tipos diferentes de incidentes:

  • Relacionados com a prestação de cuidados de saúde;
  • Relacionados com a violência contra profissionais de saúde ocorrida no local de trabalho;
  • Relacionados com a utilização de dispositivos médicos corto-perfurantes.

A notificação é voluntária, anónima, confidencial e não punitiva.

Consulte: