“Setembro Amarelo” Campanha de Prevenção do Suicídio – 10/Set

No âmbito da iniciativa internacional “Setembro Amarelo”, a qual visa a consciencialização sobre a Prevenção do Suicídio, os médicos internos de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel desenvolveram uma campanha que tem como objetivos:

  • Sensibilizar a população açoriana para a problemática do suicídio;
  • Promover a discussão aberta sobre a depressão, de forma a contrariar o tabu associado às perturbações mentais;
  • Educar para o reconhecimento de fatores de risco de suicídio e para a adoção de comportamentos adequados no auxílio a uma pessoa em risco de suicídio;
  • Divulgar contactos de apoio à depressão e prevenção do suicídio.

O suicídio é um importante problema de saúde pública, estando entre as 10 principais causas de morte a nível mundial. Os Açores são a região do país onde se encontra a maior taxa global de suicídio, em particular nos grupos etários mais jovens. Recentemente, o International Covid-19 Suicide Prevention Research Collaboration alertou para o possível aumento das taxas de suicídio em contexto de pandemia, bem como para os seus efeitos a longo prazo nos grupos mais vulneráveis.

Nesse sentido, e por se tratar de um objeto de literacia em saúde de relevante interesse público, a USISM e todos os seus profissionais juntam-se na sensibilização e divulgação desta campanha.

Paralelamente, ao longo de todo o ano, decorre a campanha #USISM366dias, na página da USISM na rede social Facebook, com a participação da população e que permitiu o envolvimento das pessoas numa discussão aberta sobre o tema.

Consulte o flyer com mais informações.

Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar na prevenção da transmissão da COVID19

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, promove duas sessões de esclarecimento sobre boas práticas de higiene e segurança alimentar na prevenção da transmissão da COVID19 que devem ser seguidas pelas IPSS, Serviços Sociais das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Casas do Povo.

A primeira sessão terá lugar no próximo dia 16 de setembro, entre as 15h00 e as 17h00 e será orientada pelo Eng. Nuno Ferreira da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel. A segunda sessão realizar-se-á no dia 17/09, no mesmo horário.

Pode consultar o programa das sessões aqui

A participação em qualquer uma das sessões é gratuita, devendo para este efeito proceder à sua inscrição em:

https://docs.google.com/forms/d/1OiYVRahPO-TkIhz81qPAdF-MaMhaUOYy-10AnGh-H5o/edit