I Ciclo de Jornadas de Medicina Geral e Familiar de São Miguel

Os Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel apresentam, no próximo dia 27 de maio, a primeira de três sessões do I Ciclo de Jornadas de Medicina Geral e Familiar, em formato híbrido (presencial e online).  

A Saúde Mental será o foco desta primeira sessão, que contará com a presença do Dr. André Ponte (Psiquiatra do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Divino Espírito Santo), do Dr. Daniel Rego (Psiquiatra do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Divino Espírito Santo) e da Dr.ª Maria Teresa Albergaria (Médica de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel) para abordar algumas temáticas tão presentes no dia a dia como a Insónia e a Depressão mas também a realidade da Equipa de Saúde Mental Comunitária. 

A sessão será aberta a todos os profissionais de saúde interessados. 

As inscrições já se encontram abertas em https://bit.ly/CJMGFSM e são gratuitas (inscrição obrigatória). 

Para qualquer esclarecimento adicional: [email protected] 

 

Próximas sessões (sujeito a alteração):  

– 2ª Sessão (29/07/2022; 9h-13h): Saúde da Mulher. 

– 3ª Sessão (23/09/2022; 9h-13h): Saúde Infantil e Juvenil.

 

Dia Mundial da Doença de Parkinson

O que é Parkinson?

A doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa – uma doença que afeta as células nervosas do cérebro que controlam o movimento. O Parkinson é progressivo, o que significa que os sintomas aparecem gradualmente e pioram lentamente. É nomeado após James Parkinson, o médico de Londres que relatou os sintomas pela primeira vez em 1817.

O Parkinson afeta pessoas de todas as raças e culturas. Cerca de 10 milhões de pessoas têm a doença em todo o mundo – isso é menos de um por cento da população total. A maioria das pessoas que tem Parkinson tem mais de 60 anos, mas uma em cada dez tem menos de 50 anos. Um pouco mais homens do que mulheres são afetados.

Todos com Parkinson apresentam sintomas diferentes, mas os sintomas mais comuns são tremores, rigidez muscular e lentidão de movimentos. Todos estes estão relacionados ao movimento e são chamados de sintomas motores. Muitas pessoas com Parkinson também experimentam outros problemas não relacionados ao movimento, como dor, ansiedade e depressão. Estes são chamados de sintomas não motores.

Nossos movimentos são controlados por células nervosas (neurônios) no cérebro que passam mensagens entre si e para o resto do corpo, usando substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Uma área do cérebro chamada substância negra produz um dos neurotransmissores que controlam o movimento: a dopamina. Em pessoas com Parkinson, 70-80% das células produtoras de dopamina se deterioram gradualmente e são perdidas – isso é chamado de neuro degeneração.

A perda de neurônios produtores de dopamina resulta em baixos níveis de dopamina na parte do cérebro que controla o movimento e o equilíbrio. Quando as células nervosas não transmitem as mensagens cerebrais adequadamente, o movimento não é mais controlado suavemente e os sintomas do Parkinson aparecem.

Enquanto a dopamina é o principal neurotransmissor envolvido, outros neurotransmissores também são afetados. Isso pode explicar por que simplesmente substituir a dopamina não necessariamente causa melhora. Também pode ajudar a explicar por que tantas pessoas com Parkinson também apresentam sintomas não motores.

Ainda não há cura para o Parkinson, mas há muitas coisas que você pode fazer para influenciar positivamente o curso da doença e melhorar sua qualidade de vida. Manter uma abordagem positiva parece retardar a progressão dos sintomas e ajuda a manter o controle.

O Parkinson altera a vida, mas não ameaça a vida . Alguns dos sintomas mais avançados podem torná-lo mais vulnerável à infeção, mas para a maioria das pessoas, o Parkinson não reduzirá significativamente a expectativa de vida.

Fonte: EPDA (Associação Europeia da Doença de Parkinson)

Saiba mais no site oficial da EPDA: https://www.epda.eu.com/about-parkinsons/what-is-parkinsons/

 

 

Cuidados de Saúde Primários – Os Novos Desafios Pós-Pandemia

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, no âmbito da comemoração do seu 10º aniversário, realizará nos dias 7 e 8 de abril de 2022, no Nonagon – Parque de Ciências e Tecnologias de S. Miguel, a Conferência “Cuidados de Saúde Primários – Os Novos Desafios Pós-Pandemia”. A realização deste evento tem como propósito promover um espaço de reflexão entre os Conselhos de Administração das Unidades de Saúde da Região Autónoma dos Açores, os responsáveis pelo Serviço Regional de Saúde, profissionais da saúde e comunidade em geral, sobre o modo como estas unidade de saúde, em particular os cuidados de saúde primários, se organizarão no pós-pandemia.

As mudanças organizacionais dos últimos 2 anos, com a pandemia, apesar de terem obrigado a uma nova dinâmica e reestruturação dos serviços e das respostas em saúde, manteve, nos cuidados de saúde primários, o mesmo desígnio, o de promover a saúde e prevenir a doença, prestando cuidados de saúde de qualidade aos utentes da Região Autónoma dos Açores.

Assim, a Conferencia “Cuidados de Saúde Primários – Os Novos Desafios Pós-Pandemia”, como iniciativa de índole técnica e científica, tem como objetivo partilhar as boas práticas desenvolvidas e preparar o futuro dos serviços no regresso ao novo normal.