Convocatória SMS

Já arrancou o processo de agendamento via SMS da vacina contra a Covid-19 em São Miguel.

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel implementou esta solução com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de convocatória para agendamento da vacina contra a Covid-19.

Estão abrangidas nestas convocações utentes com número de telemóvel registado na base de dados da Unidade de Saúde de Saúde da Ilha de São Miguel.
O sms é enviado através do número 915 690 499 e segue da seguinte forma: Covid-19: Nome, data, hora, local. O utente deve dar resposta ao sms com o seu “número de utente” “espaço” “Sim” ou “Não”. A resposta “Não” é considerada recusa à toma da vacina.

Em caso de dúvida deve ligar para o número 296 248 244 entre as 08h30 e as 15h30.

Em paralelo continuam as convocatórias via chamada telefónica.

#mexecontigo

Exercício Físico em tempo de Pandemia

Muitas das estratégias de contenção da disseminação da COVID-19 têm-nos obrigado a permanecer em casa e a desenvolver um estilo de vida mais sedentário que o desejável. As modalidades de teletrabalho e telescola, bem como os modelos profissionais de atendimento não presencial, têm imposto um padrão de inatividade aumentada, tornando difícil a manutenção de uma vida ativa e comprometendo o estado de saúde da população.
Sabemos hoje que uma das vertentes do estilo de vida que tem sofrido maior impacto com a Pandemia é a prática de exercício físico, sendo este: uma atividade física planeada, estruturada, repetitiva e intencional, exercida para a melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física ou saúde.
Dados do REACT-COVID – Inquérito Sobre a Alimentação e Atividade Física em Contexto de Contenção Social, em Portugal, indicam que no período de 9 de abril a 4 de maio do ano passado, 60,9% dos inquiridos reportaram baixos níveis de atividade física e que a prevalência de indivíduos considerados “muito ativos” ou “ativos” diminuiu, comparativamente a estudos anteriores para aferir o nível de atividade física da população portuguesa . Por outro lado, a quantidade de indivíduos considerados “pouco ativos” quase duplicou.
Se para alguns é difícil manter a prática de exercício físico a que estavam habituados, para aqueles que não costumam praticar, pode ser mais desafiante começar agora, mas é importante ter em conta que todo o exercício é válido e que se traduz, sempre, em vantagens para a sua saúde. Considerando os riscos que a inatividade implica para a sua saúde, encontrar a motivação para uma mudança positiva de comportamento, pode advir do conhecimento sobre os benefícios da prática regular de exercício físico

  • Melhora a Saúde Mental: Favorece a sensação de bem-estar, contribui para a gestão do stresse, reduz os sintomas de ansiedade e depressão, melhora a qualidade do sono, as habilidades de pensamento, aprendizagem e julgamento e atrasa o início da demência.
    • Favorece a Saúde Física: a capacidade aeróbia (aptidão para captar, fixar, transportar e utilizar oxigénio), ajuda a controlar o peso, a pressão arterial elevada e o risco de doenças cardíacas, diabetes mellitus tipo 2 e vários tipos de cancro, todas condições que podem aumentar a suscetibilidade à COVID-19.
    • Potencia o Sistema Imunitário: Reforça o sistema de defesa do organismo (diminuindo a resistência à insulina e aumentando a capacidade anti-inflamatória), promove a imunidade antiviral, nomeadamente à COVID-19, prevenindo o desenvolvimento de uma forma grave desta doença.
    • Melhora a força óssea e muscular: Aumenta o equilíbrio, a flexibilidade e a forma física, que é especialmente importante para a prevenção de quedas e lesões nos idosos.
    • Promove o contacto com a família e amigos: Praticar exercício com pessoas que lhe sejam significativas (mesmo que por via on-line), favorece o contacto social e estimula a prática regular recíproca.

Para além do promover o exercício físico é importante, ainda, prevenir o sedentarismo e durante a sua rotina, sempre que possível, manter a atividade física: qualquer forma de movimento corporal realizado pelos músculos esqueléticos que resulte num aumento do gasto de energia. Esta deve incluir a interrupção de períodos de inatividade por mais de 30 minutos e pode ser feita em diferentes contextos de vida, incluindo no trabalho, na forma de transporte, no desempenho de tarefas domésticas ou nos momentos recreativos: fazendo limpezas, jardinagem, caminhando ou correndo.
Há que salientar que a prática de atividade física deve seguir as orientações recomendáveis em quantidade e intensidade, adequadas à idade e condição física de cada indivíduo. Assim sendo e de acordo com a Organização Mundial de Saúde, adultos saudáveis devem realizar, pelo menos, 150 a 300 minutos, por semana, de atividade física de intensidade moderada, de forma a promoverem a capacidade cardiovascular e o reforço muscular. Esta proposta poderá incluir a realização de exercícios com o peso do próprio corpo ou com pesos (como garrafas de água).
Em alternativa, podem ser realizados, pelo menos, 75 a 150 minutos, por semana, de atividade física de intensidade vigorosa ou uma combinação de ambas as intensidades, ao longo da semana. É importante que, a associar a estas práticas regulares, pelo menos 2 vezes por semana, sejam desenvolvidas atividades de fortalecimento muscular, de intensidade moderada ou superior, que envolvam os principais grupos musculares.
Em momentos de maior restrição (confinamento), considere a utilização da tecnologia como uma proposta para potenciar a sua saúde. Tire partido de aplicações promotoras da prática de exercício no seu smartphone ou smartwatch, se os tiver, acompanhe vídeos de exercício físico online, ligue-se aos seus e partilhem a prática de exercício.
Se considerarmos que ainda não há terapêutica acessível considerada totalmente eficaz para o tratamento da COVID-19, que as medidas de vacinação ainda não atingiram os objetivos de cobertura nacional e que as principais medidas preventivas são, ainda, as associadas à prevenção de risco de contágio e as que promovem um estilo de vida saudável, mais do que nunca, e independentemente da sua idade, este é o tempo de promover a sua saúde. Não apenas para melhorar as suas defesas para combater esta pandemia, mas para ultrapassá-la com melhor saúde. Comece agora!

Saiba mais em:

https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/Iniciativas.pdf
https://www.dgs.pt/pns-e-programas/programas-de-saude-prioritarios/atividade-fisica.aspx
https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-promocao-da-atvidade-fisica/ficheiros-externos-pnpaf/rel_resultados-survey-covid-19-pdf.aspx
https://www.who.int/news-room/campaigns/connecting-the-world-to-combat-coronavirus/healthyathome/healthyathome—physical-activity

Artigo realizado por: Carolina Santos, Catarina Perry, Daniel Câmara, Inês Botelho, Inês Melo, Inês Subica, Joana Ferreira, João Teixeira, Maria Amaral, Maria Cabral, Mariana Curvelo e Marta Medeiros, alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem, no âmbito da Experiência de Promoção da Literacia para a saúde com recurso a plataformas digitais integrada no Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários/Hospitalares

Referências Bibliográficas:

Ammar, A., Brach, M., Trabelsi, K., Chtourou, H., Boukhris, O., Masmoudi, L., … & Hoekelmann, A. (2020). Effects of COVID-19 home confinement on eating behaviour and physical activity: results of the ECLB-COVID19 International Online Survey. Nutrients, 12(6), 1583. doi: https://doi.org/10.3390/nu12061583

Aung, M.N., Yuasa, M., Koyanagi, Y., Aung, T. N., Moolphate, S., Matsumoto, H. & Yoshioka, T. (2020). Sustainable health promotion for the seniors during COVID-19 outbreak: a lesson from Tokyo. The Journal of Infection in Developing Countries, 14(04), 328-331. doi: https://doi.org/10.3855/jidc.12684.

Balanzá-Martínez, V., Kapczinski, F., de Azevedo Cardoso, T., Atienza-Carbonell, B., Rosa, A. R., Mota, J. C., & De Boni, R. B. (2021). The assessment of lifestyle changes during the COVID-19 pandemic using a multidimensional scale. Revista de psiquiatria y salud mental, 14(1), 16-26. doi: 10.1016/j.rpsm.2020.07.003

De Sousa, R. A. L., Improta-Caria, A. C., Aras-Júnior, R., de Oliveira, E. M., Soci, Ú. P. R., & Cassilhas, R. C. (2021). Physical exercise effects on the brain during COVID-19 pandemic: links between mental and cardiovascular health. Neurological Sciences, 1-10. doi: https://doi.org/10.1007/s10072-021-05082-9

Despacho n.º 6401/2016. Diário da República: Série II, n.º 94/2016 (2016). Acedido a 14 maio 2020. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/74443131/details/normal?q=Despacho+nº%206401%2F2016

Direção Geral de Saúde (2019). Plano de ação para a literacia em saúde, Health literacy action plan Portugal 2019-2021. Direção-Geral da Saúde (DGS). Disponível em https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/plano-de-acao-para-a-literacia-em-saude-2019-2021-pdf.aspx

Direção Geral de Saúde (2020). Inquérito sobre alimentação e atividade física em contexto de contenção social. Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Disponível em https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-promocao-da-atvidade-fisica/ficheiros-externos-pnpaf/rel_resultados-survey-covid-19-pdf.aspx

Dixit, S., & Nandakumar, G. (2021). Promoting healthy lifestyles using information technology during the COVID-19 pandemic. Reviews in Cardiovascular Medicine, 22(1), 155-125. doi: 10.31083/j.rcm.2021.01.187.

Filgueira, T. O., Castoldi, A., Santos, L. E. R., de Amorim, G. J., de Sousa Fernandes, M. S., Anastácio, W. D. L. D. N., … & Souto, F. O. (2021). The relevance of a physical active lifestyle and physical fitness on immune defense: mitigating disease burden, with focus on COVID-19 consequences. Frontiers in Immunology, 12, 150. doi: https://doi.org/10.3389/fimmu.2021.587146
Galali, Y. (2021). The impact of COVID‐19 confinement on the eating habits and lifestyle changes: A cross sectional study. Food Science & Nutrition, 9(4), 2105-2113. doi: https://doi.org/10.1002/fsn3.2179

Joseph-Shehu, E. M., Ncama, B. P., Mooi, N., & Mashamba-Thompson, T. P. (2019). The use of information and communication technologies to promote healthy lifestyle behaviour: a systematic scoping review. BMJ open, 9(10), e029872. doi: http://orcid.org/0000-0002-9356-4555

Lopes, C., Torres, D., Oliveira, A., Severo, M., Alarcão, V., Guiomar, S., … & Ramos, E. (2017). Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física. IAN-AF 2015-2016: relatório de resultados. Disponível em: https://ian-af.up.pt/sites/default/files/IAN-AF%20Relatorio%20Metodol%C3%B3gico.pdf

Martins, L., & Soeiro, R. (2021). Exercício físico e CoViD-19: aspectos de saúde, prevenção e recuperação: uma breve revisão narrativa. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 89(4), 240–250. doi: https://doi.org/10.37310/ref.v89i4.2724

Organização Mundial de Saúde. (2020). Genebra. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos. ISBN 978-65-00-15021-6. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf?sequence=102&isAllowed=y

Serviço Nacional de Saúde (2020). Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física: Atividade Física em situação de isolamento social. Disponível em: https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-promocao-da-atvidade-fisica/materiais-de-divulgacao/recursos.aspx

Silva, G. M. D., Pesce, G. B., Martins, D. C., Carreira, L., Fernandes, C. A. M., & Jacques, A. E. (2021). Obesity as an aggravating factor of COVID-19 in hospitalized adults: an integrative review. Acta Paulista de Enfermagem, 34. doi: 10.1016/j.metabol.2020.154378.

Tala, Álvaro, Vásquez, Eduardo, & Plaza, Cecilia. (2020). Estilos de vida saludables: una ampliación de la mirada y su potencial en el marco de la pandemia. Revista médica de Chile. 148(8), 1189-1194. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0034-98872020000801189

World Health Organization (2021). #HealthyAtHome. Genebra: World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/campaigns/connecting-the-world-to-combat-coronavirus/healthyathome

World Health Organization. (2019). Global action plan on physical activity 2018-2030: more active people for a healthier world. World Health Organization. Disponível em: file:///C:/Users/raque/Downloads/9789241514187-eng.pdf

Autores:

Carolina Santos, Catarina Perry, Daniel Câmara, Inês Botelho, Inês Melo, Inês Subica, Joana Ferreira, João Teixeira, Maria Amaral, Maria Cabral, Mariana Curvelo e Marta Medeiros, alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem, no âmbito da Experiência de Promoção da Literacia para a saúde com recurso a plataformas digitais integrada no Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários/Hospitalares

Parceiros:

#mexecontigo