AVC: prevenção e sinais

Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) – 29 de outubro

O AVC é um défice neurológico súbito de origem isquémica (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorrágica e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal.

De acordo com a Sociedade Portuguesa do AVC, Portugal é, na Europa Ocidental, o país com a maior taxa de mortalidade na população com menos de 65 anos de idade.

A adoção de estilos de vida saudáveis é considerada a melhor medida preventiva, assim a alimentação saudável, promoção da atividade física, redução/abandono de consumo de tabaco e álcool e o controlo de doenças como a hipertensão, diabetes e arritmias cardíacas são essenciais.

A sintomatologia de um AVC depende da área cerebral afetada e pode ser reconhecida recorrendo à regra dos 3 F’s:

  • Face: desvio da face (comissura labial ou uma das pálpebras descaídas);
  • Força: alteração da força num braço, perna ou em ambos os membros do mesmo lado;
  • Fala/Linguagem: erros na articulação das palavras, nomeação, compreensão, fluência ou repetição alterados.

Se estes sinais forem reconhecidos, ativar imediatamente os serviços de emergência médica (112) e aguardar ajuda especializada, uma vez que recorrer aos hospitais pelos próprios meios, na maioria dos casos, atrasa o início do tratamento, reduz a eficácia do mesmo e agrava o prognóstico.

#Tempoprecioso

Fonte : DGS

Saúde Mental

A Equipa de Saúde Mental Comunitária da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, para assinalar o dia Mundial da Saúde Mental organizou um programa cultural para a comunidade com o objetivo de sensibilizar as pessoas para o dia e para a importância da Saúde Mental, tanto na prevenção como no tratamento.  Será um programa que englobará a arte, a cultura e a vertente social, áreas que podem ser essenciais quando aliadas à intervenção da Saúde Mental, tanto na promoção, prevenção e entendimento da mesma junto do público em geral.