Dia Mundial das Leguminosas – 10 de fevereiro

O Potássio na Prevenção e Controlo da Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial é uma condição crónica, caracterizada pela pressão sanguínea excessiva nas artérias, quando os valores desta pressão se situam acima de 140mmHg, para a pressão arterial sistólica (“máxima”) e 90mmHg, para a pressão arterial diastólica (“mínima”)[1]. A confirmação diagnóstica de hipertensão arterial pressupõe mais que uma avaliação em que sejam identificados, no mínimo, estes valores, que correspondem à pressão que o sangue exerce contra a parede das artérias nos momentos, respetivos, de contração e relaxamento cardíacos[2].

Em Portugal, estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%[3], enquanto, nos Açores, a percentagem da população adulta a apresentar a doença é de cerca de 35,2%.[4] Valor a merecer a devida reflexão, essencialmente por se saber que, a longo prazo, a hipertensão arterial  é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de: Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, perda gradual da visão, disfunção eréctil e doença arterial periférica[5].

Prevenir a Hipertensão Arterial é possível, se adotarmos um estilo de vida saudável, evitando os fatores de risco conhecidos para a sua incidência: evitar fumar, praticar exercício físico, de forma regular, evitar consumo excessivo de álcool, manter controlo de peso e ter uma alimentação saudável[6].

Sobre a alimentação, acrescentam-se algumas considerações de interesse. Sabe-se que o consumo excessivo de sal (cloreto de sódio) está diretamente associado à Hipertensão Arterial, mas outro elemento mineral tem sido reconhecido por exercer um efeito compensatório de proteção cardiovascular: o potássio. A proposta de melhoria alimentar passa, então, por encontrar um equilíbrio entre a ingesta destes minerais, diminuindo o consumo de sódio e aumentando o consumo de potássio[7].

Para a redução da pressão arterial e do risco cardiovascular, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o limite do consumo de sal até 5g/dia e ingestão de potássio igual ou superior a 3510mg/dia, para adultos. O rácio entre o consumo destes dois minerais favorece a natriurese, mecanismo renal que explica o efeito redutor da pressão arterial. Salvaguardando a necessidade de analisar a situação clínica específica de cada hipertenso, nomeadamente a presença de doença renal crónica, ou o uso de diuréticos poupadores de potássio, em geral, uma alimentação rica em potássio pode ser recomendada, sem receio, no doente hipertenso[8].

O potássio pode ser encontrado em diversos alimentos, dos quais se destacam as leguminosas (feijão, favas, ervilhas, grão de bico). Outros alimentos contribuintes de uma dieta rica em potássio são os hortícolas, fruta, cereais integrais, tubérculos e frutos oleaginosos. Há que ter em conta que a forma de confeção destes alimentos condiciona a quantidade de potássio presente nos mesmos. Por esse motivo, deve dar-se preferência a métodos de confeção que conservem a água de cozedura, como por exemplo a sopa de hortícolas e os estufados[9].

Se, além da sopa, a integrar nas duas refeições principais (por exemplo, creme de tomate e sopa de feijão e couve), comer 3 porções de fruta por dia (dando preferência à banana, abacate e kiwi), estará a suprir as doses recomendadas de potássio diário para a prevenção e controlo da hipertensão10.

Para além destas medidas, a adoção do padrão alimentar mediterrânico favorece a prevenção da hipertensão arterial. Para o efeito, utilize produtos locais e sazonais, use, em vez do sal, ervas aromáticas para tempero (salsa, coentros). Consuma regularmente frutos oleaginosos (amêndoa, pinhão, avelã, amendoim, nozes) e assegure a presença de produtos hortícolas (espinafres, beterraba, alface, etc.) nas suas refeições11.

A prevenção da Hipertensão inclui uma boa Alimentação!


[1] Direção-Geral da Saúde. Norma n.º 020/2011: Hipertensão Arterial: definição e classificação. hipertensao-arterial_definicao-e-classificacao.pdf (min-saude.pt). acedida a 01/2024

[2] Serviço Nacional de Saúde 24. Hipertensão Arterial. Hipertensão arterial (sns24.gov.pt). acedido a 30/01/2024

[3] Serviço Nacional de Saúde. Hipertensão Arterial. Hipertensão arterial (sns24.gov.pt). acedido a 30/01/2024

[4] Secretaria Regional de Saúde. Plano Regional de Saúde 2014-2016 – Extensão a 2020. ee3cbd78-b843-87b7-9ee6-10ce435d9fcc (azores.gov.pt). acedido a 06/02/2024

[5] Serviço Nacional de Saúde. Hipertensão Arterial. Hipertensão arterial (sns24.gov.pt). acedido a 30/01/2024

[6] Secretaria Regional de Saúde. Plano Regional de Saúde 2014-2016 – Extensão a 2020. ee3cbd78-b843-87b7-9ee6-10ce435d9fcc (azores.gov.pt). acedido a 06/02/2024

[7] Direção-Geral da Saúde. Histórico de Destaques: O Potássio e a alimentação na regulação da pressão arterial. Direção-Geral da Saúde (dgs.pt). acedido a 06/02.2024

[8] Direção-Geral da Saúde. Notícias: Manuais PNPAS. A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial. A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial • Nutrimento. Acedido a 06.02.2024

[9] a 11 Direção-Geral da Saúde. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável/Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares. A Importância do Potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial. A-importância-do-potassio-e-da-alimentacao-na-regulacao-da-pressao-arterial-.pdf (nutrimento.pt)