No Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade lançamos uma campanha integrada no projeto BaLanSa – Bares e Lancheiras Saudáveis, cujos resultados intercalares da implementação piloto, que está a decorrer junto dos alunos do 2º ano de escolaridade da ilha de São Miguel mostram uma melhoria da qualidade alimentar dos seus lanches.
Ao longo de 10 semanas, foi possível verificar que a percentagem de crianças que traz no seu lanche alimentos com elevados teores de açúcar, gordura e sal, como por exemplo bolos de pastelaria ou supermercado, bolachas açucaradas e produtos de charcutaria, diminui de 47.6% para 29.1%. Pelo contrário, a percentagem de crianças que inclui no seu lanche alimentos saudáveis aumentou de 32.4% para 53.9%, tendo a percentagem de crianças que inclui fruta aumentado de 7.3% para 18.9%.
Em parceria com a Escola Profissional das Capelas, ao longo da próxima semana, iremos partilhar receitas saudáveis para incluir nos lanches de toda a família, onde predominam os produtos de origem vegetal como a fruta, hortícolas e cereais integrais.
Porque a alimentação saudável não tem de ser monótona nem complicada, desafiámo-lo a partilhar as suas receitas saudáveis com o #asviagensdarisinhos. Assim, mais exemplos de receitas saudáveis e saborosas podem fazer parte da alimentação das nossas crianças e jovens, de forma a potenciar o seu crescimento saudável.
E lembre-se…. o saudável também pode ser delicioso!