O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro, sendo o tema deste ano: “Sustentabilizar o futuro através da alimentação”.
A promoção da sustentabilidade alimentar tem vindo a tornar-se uma prioridade pública e política.
E afinal, o que é uma alimentação sustentável?
É uma alimentação que permite responder às necessidades do presente, contribuindo para a saúde e para a segurança alimentar e nutricional da população, com baixo impacto ambiental, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
É uma questão de extrema importância para a segurança alimentar global, na qual o Nutricionista pode intervir. Como tal, o Serviço de Nutrição da USISM decidiu promover este tema ao longo de uma semana – Semana da Alimentação – através de 5 publicações.
Escolher alimentos locais e sazonais
O que são alimentos locais?
Alimentos produzidos na proximidade, sendo submetidos a um transporte de curta duração. O seu consumo promove a economia da região e minimiza a pegada de carbono, ao reduzir os custos ambientais e energéticos.
E o que são alimentos sazonais?
Alimentos frescos, que se encontram disponíveis localmente e em condições de maturação adequadas para consumo. O seu custo económico e ambiental é inferior ao dos alimentos consumidos fora da época.
Alimentos sazonais do mês de outubro
Hortícolas: abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, alho, beldroegas, beringela, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chuchu, courgette, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve-chinesa, couve-lombarda, espinafres, funcho, nabo, pepino, pimento, rabanetes, repolho, rúcula e tomate
Frutas: ameixa, ananás, anona, banana, dióspiro, fisális, laranja, limão, maçã, pera, pêssego, romã, clementina e uvas
Frutos oleaginosos: amêndoas, avelãs, castanhas e nozes.
Serviço de Nutrição