Ação de formação para profissionais de saúde decorre, até 29 de março, em Ponta Delgada. Lembramos que hoje, 27 de março, se comemora o Dia Mundial do Teatro.
A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) levam a cabo, até 29 de março, uma ação de formação com o tema «Teatro do Oprimido para Profissionais de Saúde».
A este propósito, lembramos que se comemora, esta quarta-feira, 27 de março, o Dia Mundial do Teatro. A data comemorativa foi da iniciativa do Instituto Internacional do Teatro, em 1961.
Participam na ação de formação, que se iniciou no dia 25 de março, os enfermeiros da equipa de saúde escolar da USISM, três psicólogos e uma assistente social das equipas da ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores e da Alternativa – Associação contra as Dependências.
O Teatro do Oprimido, pelas suas vertentes social, pedagógica e terapêutica, vem possibilitar, aos profissionais de saúde, a oportunidade de debater situações de opressão segundo a tripla vertente:
- Social, porque incita a atitude ativa de resolução dos problemas;
- Pedagógica, porque é um método que, através do diálogo, possibilita a aprendizagem na busca de novas formas de agir;
- Terapêutica, porque possibilita um momento de transformação do impacto afetivo/emocional que determinadas situações provocam nos intervenientes.