Dia Mundial da Tuberculose

Neste domingo, 24 de março, lembramos que é hora de pôr fim à tuberculose. Saiba mais sobre a doença.

Comemora-se este domingo, 24 de março, o Dia Mundial da Tuberculose. «É hora de pôr fim à tuberculose» é o mote da celebração de 2019.

A data comemorativa visa sensibilizar o público para o facto de a tuberculose continuar a ser uma epidemia em grande parte do mundo, matando 1,5 milhões de pessoas por ano, sobretudo em países em desenvolvimento.

O Dia Mundial da Tuberculose evoca a descoberta do bacilo, anunciada por Robert Koch, em 1882.


O que é a tuberculose?

A tuberculose é uma doença infeciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis complex. Pode atingir qualquer órgão, sendo a forma pulmonar a mais frequente e a que mais implicações tem em termos de saúde pública.

Como se transmite?

Os bacilos da tuberculose transmitem-se por via aérea, isto é, pelas pequenas e invisíveis gotículas que se libertam quando indivíduos doentes, com tuberculose da via aérea, tossem, falam, riem, cantam ou espirram. Estas gotículas podem ficar em suspensão, no ambiente, durante várias horas, sobretudo em locais não ventilados.

Como podemos prevenir?

Devemos evitar contactos não protegidos com pessoas com tuberculose em fase contagiosa. Não podendo evitá-los, devemos optar por ambientes arejados e com boa exposição à luz solar. Devemos utilizar máscaras.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são tosse, inicialmente seca e depois com expectoração (por vezes com sangue), cansaço, falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos e febre baixa de predomínio noturno.

Como é feito o rastreio?

Através da radiografia de tórax, da prova tuberculínica (ou prova de Mantoux) e do teste IGRA (interferongama).

Como se diagnostica?

O diagnóstico é feito através da deteção laboratorial, em expectoração, urina ou outros líquidos e tecidos, da Mycobacterium tuberculosis.

Onde se diagnostica e trata?

Nos Centros de Diagnóstico Pneumológico (antigo STDR) das unidades de saúde de ilha.

Como posso saber mais?

Para informação adicional, contacte um profissional de saúde.