Vacinação Sazonal Contra Gripe e COVID-19

Circular Normativa nº 15 de 20 de setembro de 2023, “Campanha de Vacinação Sazonal contra COVID-19:Outono/Inverno 2023-2024 – Açores”

Circular Normativa nº 16 de 28 de setembro de 2023, “Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe: Outono/Inverno 2023-2024 – Açores”

Centro de Saúde Horário Modo de Funcionamento
C.S. Nordeste Terça-Feira de manhã e Sexta-Feira Agendamento
C.S. Ponta Delgada – Sede Dias úteis das 9h às 15h Casa aberta
C.S. Ponta Delgada – Unidades de Saúde Dias úteis Agendamento
C.S. Povoação Dias úteis das 9h às 15h Agendamento
C.S. Ribeira Grande – Sede 4ª. feira – 9h às 15h Casa aberta
C.S. Ribeira Grande – Sede 2ª,3ª, 5ª e 6ª – 9h às 15h Agendamento
C.S. Ribeira Grande – Unidades de Saúde dias úteis –  9h às 15h Agendamento
C.S. Vila Franca do Campo e U.S. Ponta Garça Dias úteis das 9h às 12h e das 13h10 às 15h Agendamento

Dia Mundial do Médico de Família

Os médicos internos de formação específica de Medicina Geral e Familiar irão celebrar, no próximo dia 19 de maio, o Dia Mundial do Médico de Família, realizando uma caminhada no Parque Urbano. Esta irá iniciar-se pelas 15 horas junto à Quinta dos Açores. O médico de família é também um médico da comunidade e um dos seus papéis é a prevenção de doença. Caminhar faz parte de um estilo de vida saudável e ajuda a prevenir diversas doenças, por isso, junte-se a nós e venha celebrar este dia!

 

Conheça alguns benefícios das caminhadas:

 Previne doenças cardiovasculares;

Ajuda a controlar o peso;

Melhora a qualidade do sono;

Estimula a memória;

Torna os ossos mais fortes.

 

Cuidados de Saúde Primários – Os Novos Desafios Pós-Pandemia

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, no âmbito da comemoração do seu 10º aniversário, realizará nos dias 7 e 8 de abril de 2022, no Nonagon – Parque de Ciências e Tecnologias de S. Miguel, a Conferência “Cuidados de Saúde Primários – Os Novos Desafios Pós-Pandemia”. A realização deste evento tem como propósito promover um espaço de reflexão entre os Conselhos de Administração das Unidades de Saúde da Região Autónoma dos Açores, os responsáveis pelo Serviço Regional de Saúde, profissionais da saúde e comunidade em geral, sobre o modo como estas unidade de saúde, em particular os cuidados de saúde primários, se organizarão no pós-pandemia.

As mudanças organizacionais dos últimos 2 anos, com a pandemia, apesar de terem obrigado a uma nova dinâmica e reestruturação dos serviços e das respostas em saúde, manteve, nos cuidados de saúde primários, o mesmo desígnio, o de promover a saúde e prevenir a doença, prestando cuidados de saúde de qualidade aos utentes da Região Autónoma dos Açores.

Assim, a Conferencia “Cuidados de Saúde Primários – Os Novos Desafios Pós-Pandemia”, como iniciativa de índole técnica e científica, tem como objetivo partilhar as boas práticas desenvolvidas e preparar o futuro dos serviços no regresso ao novo normal.

Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2021 como o Ano Internacional da Frutas e Legumes, considerando-o uma oportunidade para aumentar a consciencialização o sobre o importante papel das frutas e hortícolas na nutrição humana, segurança alimentar e saúde. O Ano Internacional das Frutas e Legumes encoraja a divulgação e a promoção dos benefícios do consumo de frutas e legumes e as suas implicações na saúde, disseminando as evidências científicas e as recomendações para um consumo adequado, de pelo menos 400 g ou cinco porções por dia.

 

O Inquérito alimentar nacional realizado em 2015/2016 mostrou-nos que 53% da população portuguesa não cumpre as recomendações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para um consumo diário de pelo menos 400 g/dia de fruta e produtos hortícolas. Os resultados deste estudo mostram ainda algumas desigualdades regionais no consumo destes grupos alimentares, onde a Região Autónoma dos Açores apresentou a maior prevalência de inadequação de consumo destes alimentos, estimando-se que cerca de 70% da população açoriana tenha um consumo de hortofrutícolas abaixo da recomendação da OMS.

 

Neste e-book sugerimos várias receitas para pequenos-almoços e lanches onde hortícolas, fruta e até leguminosas são os principais ingredientes.

 

Consultar o e-book