Estão a decorrer, atualmente, na Região Autónoma dos Açores, quatro programas de rastreio organizados pelo Centro de Oncologia dos Açores (COA): o Rastreio Organizado de Cancro do Cólo do Útero dos Açores (ROCCA), Rastreio Organizado de Cancro da Mama dos Açores (ROCMA), estes dois dedicados a utentes do sexo feminino e o Rastreio de Cancro de Cólon e Reto dos Açores (ROCCRA), bem como o Programa de Intervenção no Cancro da Cavidade Oral dos Açores (PICCOA), dedicados à população adulta, em geral.
A participação nestes rastreios parte de um contacto prévio, realizado pelos serviços de gestão dos respetivos programas, em articulação com as Unidades de Saúde das áreas de residência dos utentes. Se receber, em casa, uma convocatória para participar num dos rastreios citados, isto significa que integra os critérios definidos para integrar o estudo em questão. Deve, então, seguir as indicações que lhe são sugeridas no documento.
Tenha em conta que a realização destes estudos pretende favorecer a prevenção primária e deteção precoce de patologia oncológica (cancro) e potenciar o seu tratamento oportuno e atempado.
Para si que é utente, cumpra as recomendações dos profissionais de saúde que o acompanham e lembre-se que participar nestes rastreios representa, sempre, a adoção de uma atitude de cidadania responsável!
Informações Adicionais no Site do Centro de Oncologia dos Açores (COA): http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srs-coa/