Girafa! Aqui Vou Eu

USISM participa no projeto de intervenção precoce Kebrar. Secretários Regionais da Solidariedade Social e da Saúde testemunharam assinatura de acordo que visa prevenir pobreza e exclusão social.

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel assinou um acordo de colaboração com a Kairós, esta quarta-feira, 22 de maio, no âmbito do projeto Kebrar. O objetivo consiste em, através da intervenção precoce, junto de crianças entre os 3 e os 12 anos, prevenir o insucesso e o abandono escolar, contribuindo para a prevenção da pobreza e da exclusão social e para a promoção da igualdade, de oportunidades e género.

Os Secretários Regionais da Solidariedade Social e da Saúde, Andreia Cardoso e Rui Luís, respetivamente, testemunharam o momento, aproveitando para conhecer melhor este projeto para o desenvolvimento integral e inclusivo das crianças.

Na ocasião, Andreia Cardoso destacou que a iniciativa vai «ao encontro dos objetivos do Governo, enquadrando-se com a primeira prioridade da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que consiste em assegurar a todas as crianças e jovens, desde o início de vida, um processo de desenvolvimento integral e inclusivo».

Por seu lado, Rui Luís afirmou que o projeto traduz o forte empenho do Governo na intervenção precoce na infância, através do Programa Regional de Intervenção Precoce, que ganha corpo com 17 equipas de intervenção e 120 profissionais de diversas áreas, que acompanham 307 crianças, no terreno.

Salientou o mérito de o projeto ir «ao encontro das famílias na freguesia onde vivem», intervindo junto de crianças que manifestam atrasos no desenvolvimento ou necessidades educativas especiais, em defesa da igualdade de oportunidades.

kebrar5

A carrinha da «Girafa! Aqui Vou Eu», dotada de equipamento lúdico e didático, percorre diariamente os territórios rurais mais afastados do centro e as zonas urbanas mais desfavorecidas do concelho de Ponta Delgada, intervindo junto de crianças entre os 3 e os 12 anos, que provêm de famílias em risco de pobreza ou em situação de privação.

O reforço das competências sociocognitivas das crianças, através de brincadeiras e jogos lúdico-pedagógicos, com atividades que estimulam a linguagem, a criatividade, o pensamento, a leitura, a escrita, a descoberta, tem como objetivo prevenir o insucesso e o abandono escolar.

kebrar3

A Equipa de Intervenção Precoce da USISM explora os recursos da carrinha «Girafa! Aqui Vou Eu» duas vezes por semana, reforçando a acessibilidade aos serviços de intervenção precoce. É constituída pela coordenadora, um assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira e um médico.

Desenvolvido pela Kairós – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária, o projeto tem como parceiros o Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) e a Equipa de Intervenção Precoce da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel.

Veja:

Facebook > Álbum de fotografias