Dia Mundial do Médico de Família

Conheça as atividades planeadas para domingo, 19 de maio. Marque na sua agenda este encontro nas Portas do Mar, em Ponta Delgada. Prometemos animação e muita saúde. 

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel convida a população a participar na comemoração do Dia Mundial do Médico de Família, no domingo, dia 19 de maio, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.

Da Mostra da Saúde, organizada pelos jovens médicos em formação na USISM, fazem parte atividades que pretendem envolver ativamente os visitantes e promover a saúde e os estilos de vida saudáveis.

As happy hours, com cerca de 20 minutos, incluem meditação, treino funcional com objetos quotidianos, boas práticas em saúde oral, nutrição e dissuasão da violência e dos comportamentos aditivos.

É altura, também, para a estreia da campanha promocional «Cuide de si. Nós ajudamos».

Visite-nos, entre as 10 e as 16 horas, no dia 19 de maio, nas Portas do Mar. Venha divertir-se, brincar e conversar connosco sobre estilos de vida saudáveis. Traga a sua família e os seus amigos.


Bancas

Comportamentos de Risco e Dependências

Pretende sensibilizar a população para os vários tipos de comportamento de risco associados ao consumo de substâncias nocivas, desde o álcool ao tabaco, passando também pelas drogas. Além disso, pretende-se dar a conhecer os recursos disponíveis na comunidade.

Exercício Físico e Nutrição

Para sensibilizar a população para a importância da prática regular de exercício físico, não só como atitude preventiva, mas também como prescrição terapêutica. Pretende, também, esclarecer acerca da importância de uma alimentação saudável, bem como da descodificação dos rótulos de bens alimentícios de consumo frequente.

Prevenção

Destina-se a sensibilizar a população para a importância de cumprir o Programa Regional de Vacinação, da adesão aos rastreios e do planeamento familiar. Visa ainda elucidar sobre os tipos de consulta que o médico de família faz e outras consultas existentes na USISM.

Saúde Mental

Pretende sensibilizar a população para a prevalência, riscos e consequências das doenças do foro mental, dando particular ênfase à prevenção do suicídio.

Atividades interativas, para elucidar a população relativamente aos principais sinais de alarme de doenças como a depressão, a ansiedade, as dependências de substâncias psicoativas, entre outras.

Serão partilhadas estratégias de intervenção e contactos úteis de apoio no âmbito da psicoterapia e do suporte psicossocial (ex: SOS Voz Amiga, ARRISCA).

Destaca-se ainda a importância da higiene do sono na promoção da saúde mental.

Saúde Oral

Destina-se a sensibilizar a população para a promoção da saúde oral e para a importância de manter bons hábitos de higiene e uma vigilância adequada da cavidade oral, alertando para algumas lesões e patologias a que as pessoas devem estar atentas.

Violência

Visa sensibilizar a população para os vários tipos de violência e informar sobre os recursos disponíveis na comunidade para ajudar nestas situações.

Happy Hours

10h30 | Sessão de meditação

Esta atividade visa a promoção da autorregulação emocional e da capacidade de concentração, bem como a aquisição de técnicas de relaxamento e de bem-estar físico e mental. Pretende-se, assim, que a população contacte com algumas práticas seculares de meditação e conheça os recursos na comunidade através dos quais poderá aprender e praticar estas técnicas.

11h15 | Sessão de treino funcional

Lecionada pelo técnico de Educação Física Ludgero M. Tavares. Haverá demonstração de alguns exercícios recorrendo a objetos do quotidiano, uma forma prática de implementar o exercício físico no dia-a-dia.

12h00 | Estreia da campanha de densibilização «Cuide de Si, Nós Ajudamos»

Lançamento e apresentação dos vídeos da campanha de sensibilização «Cuide de Si, Nós Ajudamos», que visa sensibilizar os utentes do Serviço Regional de Saúde para o papel do médico de família e alertar para comportamentos preventivos em saúde.

A campanha, organizada pelos internos de Medicina Geral e Familiar da ilha de São Miguel, é composta por quatro vídeos para difusão televisiva, radiofónica e através das redes sociais.

A estreia será precedida por uma breve explicação sobre o Dia Mundial do Médico de Família.

12h45 | Boas práticas em Saúde Oral

Momento de aprendizagem sobre higiene oral e autoexame da cavidade oral.

14h15| Teatro Fórum sobre a violência

O Teatro Fórum é uma das modalidades do chamado Teatro do Oprimido, que combina o teatro com ação política e social.

O objetivo desta atividade é sensibilizar o público para o tema da violência e fazer com que este participe ativamente na resolução de conflitos que serão encenados, levando-o a romper a barreira que o afasta do palco, transformando-o num «espetador».

Através desta ação, pretende-se também ajudar pessoas que se encontrem em situações semelhantes às que vão ser expostas.

15h00 | Comportamentos aditivos

Demonstração de experiências-vídeo e vários vídeos interativos com esclarecimento de dúvidas e questões por parte dos utentes.

15h40 | Nutrição


Consulte:

One thought to “Dia Mundial do Médico de Família”

Os comentários estão fechados.