USISM participa em formação internacional, pós-graduada, diferenciada na área da emergência e catástrofe, que decorre em Guimarães, até 24 de março de 2019.
A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) participa na 18.ª edição da Medical Response to Major Incidents (MRMI), uma formação internacional, pós-graduada, diferenciada na área da emergência e catástrofe, que decorre até dia 24 de março de 2019, em Guimarães.
Considerada uma das melhores formações para resposta à emergência em situações de catástrofe, a nível internacional, envolve agentes de proteção civil, bombeiros, polícias, GNR, Exército, Marinha, Força Aérea, enfermeiros, médicos, psicólogos e todos quantos desempenham funções de proteção e socorro às populações.
Dos Açores, além da USISM, representada pela Presidente do Conselho de Administração, Teresa Machado Luciano, participam também elementos da Direção Regional da Saúde, estes como instrutores.
A formação é baseada num modelo de simulação avançada, treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredores de evacuação e estruturas da comunidade que possam ser utilizadas na resposta a um incidente multivítimas, ou seja, numa catástrofe.
O treino, que é certificado por entidades internacionais de referência, é ministrado pela equipa de formadores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC). Conta com o apoio e a colaboração da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
Visite:
Facebook > 18.º Curso Medical Response to Major Incidents