Comunicado N.º2 – Abertura de Serviço de Atendimento Urgente no C.S. da Lagoa

Considerando a situação de calamidade pública regional declarada pelo Governo Regional dos Açores originada pelo encerramento do Hospital do Divino Espírito Santos de Ponta Delgada (HDES) vem a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) transmitir o seguinte:

Informa-se que a partir das 16h de hoje, 8 de maio de 2024, o Centro de Saúde da Lagoa dispõe de um Serviço de Atendimento Urgente (SAU) que funcionará todos os dias das 8h às 24h e que se destina ao atendimento de situações pouco urgentes (vulgo: azuis e verdes) da população adulta (com 18 ou mais anos)

Este novo serviço é composto por dois gabinetes médicos e dois espaços para realização de intervenções de enfermagem e complementa a oferta de unidades de urgência já existente. Antes de se dirigirem a este serviço os utentes deverão ligar para a Linha de Saúde 808 24 60 24.

O SAU do Centro de Saúde da Lagoa localiza-se no piso -1 e o acesso será feito pela entrada lateral no exterior do edifício (Rua Francisco Carreiro da Costa, 9560-105 Lagoa)

Recordamos que a USISM dispõe de Unidades Básicas de Urgência abertas 24 horas por dia nos Centros de Saúde de Nordeste, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo e solicitamos que antes de se dirigirem a qualquer um destes serviços, contactem:

  • Linha de Emergência 112 – Em caso de urgência e/ou acidente;
  • Linha de Saúde Açores 808 24 60 24 – Para situações de doença aguda, descompensação de doença crónica ou outras situações.

Comunicado N.º1 – Organização dos Serviços da USISM a partir de 7 de maio de 2024

Considerando a situação de calamidade pública regional declarada pelo Governo Regional dos Açores originada pelo encerramento do Hospital do Divino Espírito Santos de Ponta Delgada (HDES) vem a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) esclarecer o seguinte:

Informa-se que a atividade habitual da USISM mantém o regular funcionamento em todos os centros de saúde e respetivas unidades de saúde com exceção dos serviços prestados na sede do Centro de Saúde de Ponta Delgada. Estão assegurados na sede do Centro de Saúde de Ponta Delgada os seguintes serviços: Tratamento de Feridas, Centro de Diagnóstico Pneumológico, Saúde Escolar, Centro de Dissuasão para a Toxicodependência, Serviço de Reembolsos, Gabinete do Utente e as equipas de prestação de cuidados de saúde no domicílio.

Amanhã, dia 7 maio, terça-feira, estão suspensas as demais atividades assistenciais (consultas) na Sede do Centro de Saúde de Ponta Delgada. O reagendamento destas atividades está a ser acautelado a partir do dia 8

As Unidades Básica de Urgência dos Centros de Saúde de Nordeste, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo estão abertas 24horas por dia.

A USISM está ciente do impacto destes constrangimentos nos seus utentes e está a efetuar todos os esforços para o minimizar. Qualquer nova informação será transmitida em futuros comunicados a serem disponibilizados pela USISM.

Complementa-se esta informação com as restantes publicadas nas redes sociais da USISM durante o fim de semana:

Através do número de telefone 296 249 220, a USISM disponibiliza aos familiares dos doentes internados uma equipa de Assistentes Sociais e Psicólogos para prestar os esclarecimentos necessários. As visitas estão condicionadas por motivos de gestão do espaço físico e de recursos humanos.

Considerando o encerramento do Serviço de Urgência do HDES e para melhor gestão das restantes unidades de urgência da ilha, solicitamos a todos que, antes de se dirigirem a estes serviços, contactem:

  • Linha de Emergência 112 – Em caso de urgência e/ou acidente;
  • Linha de Saúde Açores 808 24 60 24 – Para situações de doença aguda, descompensação de doença crónica ou outras situações.

Eleições e Saúde: Informações Úteis

Eleições e saúde: Informações úteis

 

Ao aproximar-se o momento de Eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a ter lugar no próximo dia 4 de fevereiro, eis algumas questões a considerar, em matéria de saúde.

Sabia que, se estiver em situação de internamento clínico, ou em situação de saúde que impossibilite a sua deslocação à assembleia de voto, pode exercer o direito antecipado de voto entre os dias 22 e 25 de janeiro? Para o efeito, deverá cumprir as normas estabelecidas para o voto antecipado, devendo entregar, no ato de voto, documento comprovativo do alegado impedimento, emitido pelo médico assistente e confirmado pela direção do estabelecimento hospitalar[1].

Os cidadãos que, no dia 4 de fevereiro, apresentem situação de doença ou deficiência física que solicite o acompanhamento de terceiros às mesas de voto, devem ser portadores de um atestado médico comprovativo da impossibilidade de exercerem o seu direito de voto. A mesa de voto, pode, nestes casos, solicitar a apresentação de documento emitido pelo médico que exerça poderes de autoridade sanitária na área do município, que deve ser autenticada com selo do respetivo serviço[2]. Com vista à necessidade de emissão destes atestados, os Centros de Saúde, em local sede, vão estar abertos, no(s)  dia(s) da eleição, a 28 de janeiro, dia dedicado a votação antecipada (mobilidade) e a 4 de fevereiro, durante o funcionamento das assembleias de voto[3], das 8h às 19h.

Considerando que o processo eleitoral, poderá, em momentos de maior afluência às urnas, pressupor a permanência em contacto com outras pessoas em espaços de utilização partilhada, relembra-se que a adoção de medidas de proteção individual contra as infeções respiratórias está recomendada, assim como a utilização da máscara por todas as pessoas com sintomas respiratórios agudos[4].


[1] Governo dos Açores – 4 de fevereiro 2024: Eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores – Guia Prático do Processo EleitoralELEICOES 2024 – Guia Pratico.pdf (mai.gov.pt), acedido a 23/01/2024

[2]Alínea B) Artigo 104º da Lei Orgânica Nº 1/2001 , de 14 de agosto – ::: Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de Agosto (pgdlisboa.pt), acedido a 23/01/2024

[3]Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores- Decreto-Lei 267/80 (tretas.org), acedido a 23/01/2024

[4] Direção Regional de Saúde – Circular Normativa n.º DRSCNORM/2022/24 – Abordagem das pessoas com Suspeita ou Confirmação, Simp00124622120710110 (azores.gov.pt), acedido a 23/01/2024

Frequentadores do Café Redondo (Fajã de Baixo)

Comunicado

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, em nome da Autoridade de Saúde Concelhia, solicita a todos os cidadãos que tenham frequentado o “Café Redondo” na freguesia da Fajã de Baixo, entre os dias 25/10 e 11/11, se dirijam ao Centro de Colheitas “drive thru” do Centro de Saúde de Ponta Delgada no seguinte horário: 09h30 – 12h00; 13h30 – 16h00, ou se dirijam ao Centro de Colheitas “drive thru” da Lagoa (situado no Tecnoparque – atrás do Edifício Nonagon) no seguinte horário: 16h30 – 20h00, a fim de realizar a colheita para teste Covid-19.

Os cidadãos que se dirigirem aos Centros de Colheitas deverão informar a equipa de enfermagem que são contactos do “Café Redondo”. Nesta circunstância, os cidadãos, NÃO devem contactar a Linha de Saúde Açores.

Solicitámos a colaboração da população para permanecerem em casa e cumprir com todas as medidas de segurança.

Novos Centros de Colheita

Comunicado

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, considerando o agravamento da situação de pandemia que temos vindo a verificar nos últimos dias e no âmbito da publicação do Decreto-Lei n.º 8/2020 de 8 de novembro da Presidência do Conselho de Ministros que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, reforçou a sua capacidade de resposta da Linha de Vigilância Epidemiológica, Linha de Vigilância Ativa e Centros de Colheitas por forma a evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2 | Covid-19 na Ilha de São Miguel.

Neste sentido, o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel decidiu encerrar, até ao próximo dia 16/11/2020 (próxima segunda-feira) a atividade assistencial das Unidades de Saúde, à exceção das salas de tratamento e injetáveis, do SAC – Serviço de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Ponta Delgada, Cuidados Domiciliários, Cuidados Paliativos, de Reabilitação e Unidades Básicas de Urgência.

Foram criados Centros de Colheitas “drive thru” nos Concelhos da Ribeira Grande, que está situado no recinto desportivo (antiga feira do gado da Ribeira Grande), na Unidade de Saúde de Rabo de Peixe, em Vila Franca do Campo, no Salão Paroquial de São Miguel Arcanjo, e na Lagoa, junto à Escola Primaria Manuel Medeiros Guerreiro, no parque de estacionamento, atrás do Convento dos Frades, na Freguesia de Santa Cruz.

O Centro de Saúde de Ponta Delgada foi reforçado com mais um Centro de Colheitas. O Centro de Colheitas 1 que está localizado no parque de estacionamento USISM/HDES e o Centro de Colheitas 2 que está localizado no parque de estacionamento dos utentes (frente do edifício).

Todas as pessoas consideradas contactos próximos, de alto risco, serão contactadas para efetuar teste.

Pedimos a colaboração da população para permanecerem em casa e cumprir com todas as medidas de segurança.

Em caso de dúvida contactar 296 249 220

Comunicado

Encerramento Pontual da Unidade de Saúde da Lagoa

Comunicado

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel no seguimento da confirmação de um caso positivo, de um profissional de saúde, na Unidade de Saúde da Lagoa, e após instruções da Autoridade Concelhia de Saúde  , por questões de segurança e salvaguarda de todos os utentes e funcionários informa que a partir de hoje encerra a Unidade de Saúde da Lagoa.

Tendo em consideração a prevenção e mitigação da cadeia de transmissão da Covid-19 salienta, ainda, o seguinte:

  1. Está encerrada a Unidade de Saúde da Lagoa, entre os dias 10 e 20/Novembro;
  2. Estão a ser identificados, pela Autoridade de Saúde Concelhia, todos os contactos de risco. Os utentes que estiveram presencialmente na USLagoa e não forem considerados de risco NÃO serão contactados;
  3. Estão a ser contactados todos os utentes com agendamento para os dias em questão e efetuadas alterações aos serviços e de avaliação presenciais que foram previstas para os dias de encerramento;
  4. Estão disponíveis para pedido de receituário os seguintes contactos:  [email protected] ou 296 249 220;
  5. Tratamento e Cuidados Domiciliários serão assegurados pela Equipa de Apoio Integrado Domiciliário do Centro de Saúde de Ponta Delgada (CSPD);
  6. Tratamentos de feridas e injetáveis serão assegurados no SAC – Serviço de Atendimento Complementar do CSPD;
  7. Consultas de situações agudas serão asseguradas no SAC – Serviço de Atendimento Complementar do CSPD;

Por fim, salienta-se que as medidas de prevenção agora implementadas têm de ser cumpridas tanto a nível institucional como a nível pessoal

Em caso de sintomas, não procure um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligue para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Regime excecional relativo à prescrição eletrónica de medicamentos e respetiva receita médica

Foi publicada a Portaria n.º 90-A/2020, de 9 de abril, que cria um regime excecional e temporário relativo à prescrição eletrónica de medicamentos e respetiva receita médica, durante a vigência do estado de emergência em Portugal, motivado pela pandemia da Covid-19.

O documento estabelece que as receitas medicas das prescrições eletrónicas de medicamentos, com validade de seis meses, cujo prazo de vigência termine durante o atual estado de emergência, consideram-se automaticamente renovadas por igual período.

Consultar Portaria n.º 90-A/2020 (9 de abril de 2020)

Recrutamento a Termo Resolutivo Certo

Contratação com vinculo de emprego público na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, pelo período de 4 meses, para constituição de vínculos de trabalho para as seguintes carreiras e categorias – Carreira Especial de Enfermagem – categoria de Enfermeiro – 13 postos de trabalho; Carreira de Assistente Operacional – categoria de Assistente – 15 postos de trabalho.

Recrutamento:
“Carreira Especial de Enfermagem – categoria de Enfermeiro
1. Local de trabalho: Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel – Centro de Saúde da Ribeira Grande – Unidade de Internamento.
2. Horário de funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
3. Modalidade de trabalho: trabalho em regime de turnos, de forma a garantir o período de funcionamento do serviço.
4. Funções a desempenhar: funções inerentes às previstas para a carreira Especial de Enfermagem, categoria de Enfermeiro.
5. Âmbito de recrutamento: Contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo pelo período de 4 meses, ao abrigo da Resolução do Conselho do Governo n.º 60/2020, de 13 de março.
6. Titularidade de nível habilitacional e profissional: Licenciatura em Enfermagem e Cédula Profissional da Ordem dos Enfermeiros atualizada.
7. Requisitos para celebração do contrato:
a) Ter nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) Ter 18 anos de idade completos;
c) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar;
d) Possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Ter cumprido as leis de vacinação obrigatória.
8. Forma de apresentação da candidatura: apresentação de Curriculum Vitae atualizado, em formato digital, e remetido para o seguinte endereço eletrónico:

[email protected]

9. Prazo de apresentação: o prazo de candidatura é até às 24 horas do dia 08-04-2020.
10. Método de seleção: Avaliação Curricular”

“Carreira de Assistente Operacional – categoria de Assistente Operacional
1. Local de trabalho: Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel – Centro de Saúde da Ribeira Grande – Unidade de Internamento.
2. Horário de funcionamento: 24 horas por dias, 7 dias por semana.
3. Modalidade de trabalho: trabalho em regime de turnos, de forma a garantir o período de funcionamento do serviço.
4. Funções a desempenhar: funções inerentes às previstas para a carreira e categoria de Assistente Operacional.
5. Âmbito de recrutamento: Contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo pelo período de 4 meses, ao abrigo da Resolução do Conselho do Governo n.º 60/2020, de 13 de março.
6. Titularidade de nível habilitacional: Escolaridade obrigatória e formação profissional na área de técnico auxiliar de saúde (preferencial).
7. Requisitos para celebração do contrato:
a) Ter nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) Ter 18 anos de idade completos;
c) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar;
d) Possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Ter cumprido as leis de vacinação obrigatória.
8. Forma de apresentação da candidatura: apresentação de Curriculum Vitae atualizado, em formato digital, e remetido para o seguinte endereço eletrónico:

[email protected]

9. Prazo de apresentação: o prazo de candidatura é até às 24 horas do dia 08-04-2020.
10. Método de seleção: Avaliação Curricular”

COVID-19: Alimentação de Qualidade

“Existe ainda pouca evidência científica sobre a relação entre a doença por SARS-CoV-2 (COVID-19) e a alimentação. Contudo, sabemos que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença. Por outro lado, sabemos que as medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19, nomeadamente o isolamento preventivo (profilático), poderão contribuir para alterações no comportamento de compra e de consumo de alimentos. Por exemplo, a compra menos frequente e a necessidade de organizar de forma diferente a ida ao supermercado.

Estes são os motivos pelos quais o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde, publica este breve manual. Esperamos que este documento ser utilizado por profissionais de saúde e por toda a população, pois hoje, somos todos agentes de saúde pública.”

Consulte o manual “COVID-19 Alimentação”