Este domingo, 5 de maio, alertamos para a prevenção da transmissão da infeção. Conheça 15 factos essenciais sobre a higiene das mãos.
Comemora-se este domingo, 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedica ao tema «Cuidados Seguros para TODOS – Está nas Tuas MÃOS».
A comemoração pretende consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral sobre a importância da higiene das mãos, bem como informar sobre as restantes precauções básicas de controlo de infeção (PBCI), no âmbito da prevenção e do controlo das infeções e das resistências aos antimicrobianos.
Sabia que?
- A higienização das mãos é identificada mundialmente como uma medida básica, fundamental e eficaz na prevenção e no controlo da disseminação dos agentes infeciosos.
- As mãos são um meio importante de transmissão de microrganismos causadores de problemas de saúde, como diarreia, constipações, conjuntivites, gripe, entre outros.
- Há uma facilidade de transmissão/disseminação de microrganismos de uma pessoa para outra através de um simples aperto de mão.
- Basta o contacto das mãos conspurcadas com a nossa boca, nariz ou uma ferida para facultar a entrada de agentes infeciosos no interior do nosso organismo e potenciar o risco de desenvolvermos, depois, um quadro de doença.
- Lavar as mãos promove a eliminação dos microrganismos que estão alojados nas nossas mãos e que poderão ter sido adquiridos aquando do nosso contacto com o meio que nos rodeia (casa, escola, jardim, animais, comida…).
- A lavagem das mãos só com água ou água fria elimina apenas a sujidade visível. É necessário utilizar água corrente (se possível morna) e sabão para assegurarmos a remoção da gordura que segura os microrganismos à superfície das nossas mãos.
- Devemos lavar minuciosamente todas as superfícies de cada mão (a palma, o dorso, o polegar e entre os dedos), incluindo os punhos e debaixo das unhas, esfregando rotativamente para frente e para trás as extremidades dos dedos na palma da mão. É recomendado que o procedimento tenha uma duração total de 40 a 60 segundos.
- Lembre-se de lavar separadamente os anéis e pulseiras com água e sabão.
- O momento em que lavamos as mãos é tão importante como o modo de o fazer. A frequência com que higienizamos as mãos estará dependente da nossa atividade.
- Não descure a importância de lavar as mãos após o contacto com superfícies de uso público, como corrimãos, transportes públicos ou dinheiro.
- As mãos devem ser lavadas sempre que estejam visivelmente sujas, antes e após a preparação de refeições/alimentos, em especial no contacto com carne crua.
- As mãos devem ser lavadas antes de colocar ou retirar lentes de contacto, depois de tossir, espirrar ou limpar o nariz, de usar a casa de banho, de mudar uma fralda, de lidar com animais, de manipular lixo.
- As mãos devem ser lavadas antes e após tratar um corte ou ferida e o contacto com pessoas doentes, bem como ao sair de hospitais e centros de saúde.
- Os adultos, através do seu exemplo, têm um papel importante na sensibilização das crianças relativamente aos benefícios e à importância da correta lavagem das mãos. Devemos encorajá-las a lavar as mãos na altura certa, pois promoverá a consolidação deste hábito ao longo da vida.
- Lavar as mãos é uma atitude simples, rápida e eficiente para ajudar a reduzir a transmissão da infeção e proteger-se a si e aos que o rodeiam. Faça da higienização das mãos, também, um hábito de vida!
Consulte:
- Organização Mundial da Saúde > SAVE LIVES: Clean Your Hands 5 May 2019 (inglês, árabe, chinês, francês, russo, espanhol)
- Direção-Geral da Saúde > PPCIRA