Comemora-se, esta segunda-feira, 18 de fevereiro, o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. É determinante o seu diagnóstico em idade precoce.
Comemora-se, esta segunda-feira, 18 de fevereiro, o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, evocando o nascimento de Hans Asperger, pediatra austríaco que escreveu, pela primeira vez, em 1944, sobre crianças que apresentavam este conjunto de sintomas.
O diagnóstico em idade precoce é essencial, para permitir uma intervenção imediata e direta.
A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica do espetro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.
Principais características:
- Dificuldade no relacionamento social;
- Dificuldade na comunicação;
- Interpretação literal da linguagem;
- Dificuldade ao nível do pensamento abstrato;
- Rigidez de pensamento;
- Dificuldade na empatia;
- Comportamentos rotineiros ou repetitivos;
- Interesses limitados e especiais;
- Hipersensibilidade aos estímulos sensoriais;
- Descoordenação motora;
- Dificuldade de autorregulação emocional.
Atualmente, esta perturbação atinge cerca de uma em cada duzentas pessoas, sendo mais frequente nos indivíduos do sexo masculino.
É determinante o seu diagnóstico em idade precoce, feito através de uma cuidadosa avaliação, por profissionais treinados nesta área (pediatras, pedopsiquiatras, psicólogos, entre outros). O diagnóstico atempado permite uma intervenção imediata e direta sobre as dificuldades da pessoa e possibilita planear um acompanhamento adequado na escola, no trabalho, na família, para promover ao máximo as suas potencialidades.