Reduzir a mortalidade e eliminar dor e sofrimento são os objetivos da evocação, esta sexta-feira, 15 de fevereiro.
O Dia Internacional da Criança com Cancro é evocado, esta sexta-feira, 15 de fevereiro, por iniciativa da Childhood Cancer International (CCI), uma das maiores organizações globais representativas das famílias de crianças com cancro.
O objetivo consiste em reduzir a mortalidade e combater a dor e o sofrimento das crianças com cancro e suas famílias.
Todos os anos, mais de 300 mil crianças, até aos 19 anos, são diagnosticadas com cancro. Destas, oito em cada dez crianças vivem em países de baixo e médio rendimento, nos quais a taxa de sobrevivência é próxima de 20%. Nos países ricos, as taxas de cura excedem os 80% para os cancros infantis mais comuns.
A meta da Iniciativa Global para o Cancro Infantil, da Organização Mundial da Saúde, é eliminar a dor e o sofrimento das crianças que combatem o cancro e atingir 60% de taxa de sobrevivência, o que representa o dobro da taxa atual e irá salvar mais um milhão de vidas de crianças na próxima década.
A campanha de 2019 foca-se em erradicar a dor e a perda de crianças com cancro e suas famílias.
Os Açores têm, em média, 13 novos casos de cancro infantil por ano, número que tem vindo a crescer ligeiramente. Os tipos de cancro mais frequentes são leucemia, tumor cerebral e linfoma.
Visite:
Childhood Cancer International – www.childhoodcancerinternational.org (em inglês)