Boas Práticas em Saúde

“Semana da Saúde 2022” – A iniciativa contou com a participação ativa da USISM em atividades dinamizadas pela equipa de enfermagem da US Fenais da Luz, como o: Workshop “Alimentação Com Sentido(s) – Uma experiência sensorial com alimentos”; na “Atividade de Follow-up de Diabetes – Viver mais e com saúde”, a Grupo de Idosos frequentadores do centro de Convívio da Casa do Povo de Fenais da Luz, e ainda, na Avaliação e Estratificação do Risco de Ulceração do Pé da Pessoa com Diabetes Mellitus.

Estas atividades tiveram como intuito, respetivamente, a promoção de uma alimentação saudável, variada e equilibrada, assim como a prevenção de obesidade junto das crianças frequentadoras dos CATL da freguesia; a análise do estado de saúde dos idosos que frequentam o centro de Convívio da Casa do Povo, acompanhada de Sessão de Educação para a Saúde: “Viver mais e com saúde: Medidas Promotoras de um Estilo de Vida Saudável”, integradas numa ação de acompanhamento que se pretende que perdure como projeto de promoção de saúde e controlo de situação de doença a utentes portadores de Diabetes Mellitus, assim como, a Avaliação e Estratificação do Risco de Ulceração do pé da pessoa com Diabetes Mellitus pretendeu ser uma forma de elevar a percentagem de cobertura de utentes portadores desta doença crónica com exame ao pé realizado.

Para além destas atividades, a Semana da Saúde contou, ainda, com a colaboração da Equipa de Saúde Oral da USISM, para a implementação da Sessão de Educação para a Saúde “A importância da Higiene Oral” (Dr. José Gabriel), assim como do Serviço de Nutrição, para o Showcooking: “Alimentação dos 1-5 anos – Preparação de lanches Saudáveis” (Dr.ª Sara Gaipo).

Outras atividades, desenvolvidas por entidades parceiras na iniciativa, incluíram a palestra: “Saúde Física é também Saúde Mental” (Dr.ª Carolina Costa, Psicóloga da Casa do Povo de Fenais da Luz), uma aula de Ginástica aberta à comunidade no Largo Nossa Senhora da Luz (Dr. Luís Borges, Gabinete de Apoio ao Desporto da Câmara Municipal de Ponta Delgada), bem como uma aula aberta de Zumba, no Jardim de Aflitos (Instrutora de Zumba – Ana Melo).

Em jeito de balanço e, com o sentimento de cumprimento pelo retomar do contacto com a população, no seu contexto comunitário, em nome de todos os envolvidos na Semana da Saúde, pela saúde da Comunidade, bem-haja e Haja Saúde!

I Conferência da Qualidade e Segurança em Saúde da USISM

I Conferência da Qualidade e Segurança em Saúde da USISM

O Conselho de Administração da USISM em articulação com a sua Comissão da Qualidade e Segurança vai realizar no dia 16 de setembro de 2022, no Auditório do Teatro Ribeiragrandense – Açores, a sua 1º Conferência sobre o tema “Qualidade e Segurança em Saúde “.

Esta conferencia, de cariz técnico-científico, contará com personalidades de referência para debater sobre as práticas que promovem a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde que são prestados aos cidadãos.

Este evento constitui um marco importante nos Açores!

 

INSCREVA-SE | DESCARREGUE O PROGRAMA

 

Oradores

Conferência: Qualidade em Saúde: Alguns Conceitos e Desafios

 

Tema: Política de Qualidade e Segurança da USISM

 

Tema: A Qualidade em Saúde na Região Autónoma dos Açores

Conferência: Programa Nacional de Certificação

Mesa: Realidades Regionais de Certificação/Acreditação – Oportunidades vs Desafios

Moderadora

Conferência: Segurança do Doente

Conferência: Cultura Organizacional para a Conformidade Legal e Técnica

Painel: A Qualidade e Segurança na USISM

 

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Nesta semana mundial da amamentação a USISM dá-lhe 3 dicas para quando estiver com dificuldades:

1º Aplicar compressas quentes/duche quente antes da mamada;

2º Massajar a mama durante alguns minutos para facilitar a ejeção do leite;

3º Extração manual do leite antes da mamada, para que a aréola fique mole e, logo que seja possível, voltar a colocar bebé a mamar.

É também importante lembrar as mães que extrair o leite materno adequadamente demora cerca de 20 a 30 minutos com a extração manual, especialmente nos primeiros dias que a produção de leite ainda é imatura.

 

 

Fonte: I Ciclo de Jornadas de MGD de São Miguel (Dr.º João Almeida Duarte e Dr.º Rodrigo Massa Tavares, Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar – Promotores de Aleitamento Materno)