Cobertura universal de saúde é o tema escolhido pela OMS para assinalar o Dia Mundial da Saúde, este domingo, 7 de abril. Os cuidados primários têm um papel fulcral.
Cobertura universal de saúde é o principal objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir que todos acedem aos cuidados de que necessitam, quando precisam, na sua própria comunidade.
Apesar dos progressos que têm sido alcançados em todas as regiões do mundo, milhões de pessoas continuam a não ter acesso a cuidados de saúde. Muitas mais pessoas são obrigadas a escolher entre cuidados de saúde e outras despesas básicas, como comida, vestuário e habitação.
Por esse motivo, a OMS escolheu a cobertura universal para tema do Dia Mundial da Saúde, assinalado este domingo, 7 de abril.
No âmbito da comemoração, lembramos:
- A saúde é um direito humano. É hora de garantir saúde a todos.
- É possível ter cobertura universal de cuidados de saúde. Como tal, vamos torná-la uma realidade.
- Cobertura universal de saúde significa que todas as pessoas acedem aos serviços de que necessitam, com qualidade, quando e onde necessitam, sem entraves financeiros.
- Pelo menos metade das pessoas, no mundo inteiro, não tem acesso aos cuidados de saúde de que necessita.
- Despesas privadas na saúde empurram cerca de cem milhões de pessoas, todos os anos, para a pobreza extrema.
- Para poder ajudar as pessoas que têm dificuldades de acesso a cuidados de saúde, é essencial saber quem elas são, isto é, obter dados sobre género, idade, rendimento, localização, educação e outros fatores.
- A saúde é um direito humano. Todas as pessoas devem ter acesso a informação e aos serviços de que necessitam para cuidar da sua própria saúde e da saúde das suas famílias.
- Cuidados primários acessíveis e de qualidade são a base da cobertura universal de saúde.
- Cuidados de saúde inseguros e de baixa qualidade arruínam vidas e custam triliões de dólares, todos os anos. Por isso, temos de fazer mais para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços de saúde globalmente.
- Os cuidados primários devem ser o primeiro nível de contacto com o sistema de saúde, no qual indivíduos, famílias e comunidades recebem a maior parte dos seus cuidados – promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos –, tão próximos quanto possível do local onde vivem e trabalham.
- Cuidados de saúde primários são mais do que tratar uma doença ou condição. Consistem em cuidar e ajudar as pessoas a melhorarem a sua saúde e a manterem o seu bem-estar.
- Cuidados de saúde primários cobrem a maior parte das necessidades, ao longo da vida dos indivíduos, incluindo rastreio, vacinas, informação sobre prevenção, planeamento familiar, tratamentos de curto e longo prazo, coordenação com outros níveis de cuidados e reabilitação.
- Cuidados de saúde primários são uma forma custo-efetiva e equitativa de prestar cuidados de saúde e ajudar os Estados a evoluírem no sentido da cobertura universal de saúde.
- Um sistema com bons cuidados de saúde primários produz melhores resultados, é custo-efetivo e melhora a qualidade dos cuidados.
- Os trabalhadores da saúde têm um papel essencial na promoção de autocuidados, articulação entre níveis de cuidados e defesa das necessidades dos doentes perante os gestores e os decisores políticos.
- Os trabalhadores dos cuidados de saúde primários têm uma relação continuada e que se baseia na confiança com os pacientes. Conhecer a história dos pacientes melhora os cuidados de saúde e poupa dinheiro.
- Os trabalhadores dos cuidados de saúde primários são indispensáveis em surtos e emergência, porque conhecem a tradição, a cultura e as práticas das suas comunidades.
- Para concretizar o conceito «saúde para todos», necessitamos de indivíduos e comunidades com acesso a serviços de elevada qualidade, para que possam cuidar da sua saúde e da saúde das suas famílias, profissionais competentes que prestem cuidados de saúde humanizados e de elevada qualidade e decisores políticos comprometidos com o investimento em cuidados de saúde.
Para saber mais, visite:
Organização Mundial da Saúde > Dia Mundial da Saúde 2019