Distúrbios do Sono: estudo transversal numa população de alunos do ensino primário

Foi publicado na Revista MGF&Ciência um artigo cientifico intitulado Associação dos distúrbios do sono com variáveis sociodemográficas e escolares em crianças açorianas: estudo transversal numa população de alunos do ensino primário elaborado em parceria por profissionais da USISM (Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel) e do HDES (Hospital do Divino Espirito Santo)

Resumo

Objetivo: O sono desempenha um papel fulcral no desenvolvimento infantil. Pretende-se avaliar a associação entre os distúrbios do sono com o desempenho escolar, e identificar variáveis associadas a este desempenho.

Material e Métodos: Estudo transversal, realizado através da aplicação do Portuguese Children`s Sleep Habits Questionnaire e de um questionário adicional dirigido aos pais das crianças do primeiro ciclo de duas escolas açorianas. Testou-se a associação das notas escolares, obtidas no primeiro período, com o índice de perturbação do sono (IPS; ponte de corte 48), o sexo e a idade das crianças, bem como a idade e a escolaridade dos pais.

Resultados: Analisaram-se 130 questionários dos 196 entregues. A média de idades e das notas foi, respetivamente, 7,55 anos e 2,86 [min 1; máx 4]. Constatou-se um IPS acima do ponto de corte em 100% da amostra populacional. O IPS elevado associou se a um rendimento escolar inferior (β=-0,008; IC 95% [-0,15 a -0,001]). O melhor desempenho escolar foi identificado nas crianças do sexo feminino (β=-0,295; IC 95% [-0,49 a 0,10]), e nos filhos de pais com alta escolaridade (β=0,323; IC 95% [0,12 a 0,53]) e de pais mais velhos (β=-0,012; IC 95% [-0,001 a 0,03]), enquanto o pior desempenho verificou-se nas crianças mais velhas (β=-0,112; IC 95% [-0,19 a -0,04]).

Conclusões: Os distúrbios do sono têm uma influência negativa com o aproveitamento escolar. Constatou-se a existência de variáveis associadas a um rendimento escolar inferior (crianças do sexo masculino ou mais velhas, e pais mais novos ou com menor escolaridade). Realça-se a importância da intervenção precoce nos distúrbios de sono das crianças.

Palavras-chave: Açores; crianças; ensino básico; sono

Consultar Artigo Completo