Acessibilidade
Cada centro de saúde disponibiliza uma consulta aberta/consulta complementar de acordo com a sua dinâmica.
Os utentes sem médico de família têm a possibilidade de aceder a uma consulta médica ou cuidados de enfermagem, em todos os centros de saúde da USISM.
Antes de recorrer ao Serviço de Urgência, deverá o utente agendar consulta para o médico de família ou consulta aberta, salvo nos casos urgentes.
Unidade Básica de Urgência (UBU)
Horário de funcionamento: Todos os dias da semana, das 08h00-24h00
- Centro de Saúde de Nordeste: 296 480 090
- Centro de Saúde da Povoação: 296 550 150
- Centro de Saúde da Ribeira Grande: 296 470 500
Horário de funcionamento: Todos os dias da semana, das 08h00-20h00
- Centro de Saúde Vila Franca do Campo: 296 539 420
Serviço de Atendimento Complementar (SAC) /Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª feira, das 08h00-19h30 (atendimento médico e de enfermagem). Sábados, domingos e feriados, das 08h30-15h00 (atendimento de enfermagem).
- Centro de Saúde de Ponta Delgada: 296 249 245
Consulta do Dia Extra (Centro de Saúde de Ponta Delgada)
É uma consulta agendada no próprio dia, por iniciativa do utente e para resolver situações de doença aguda.
- Pretende aumentar a resposta sazonal às situações de doença aguda e será disponibilizada sempre que necessário, por períodos de tempo limitado.
- É um complemento ao tempo de consulta do dia que cada médico de família (MF) tem na sua agenda.
- Dá oportunidade de resolver as situações agudas dos utentes que não conseguem vaga junto do seu Médico de Família.
Critérios de Acesso:
- Sintomas de início súbito, evolução rápida, com duração de dias (febre, tosse, vómitos, diarreia ,dor);
- Doença crónica descompensada ou com agravamento recente (hipertensão, Diabetes ou doença pulmonar crónica);
- Mostrar resultados de exames urgentes se combinado com o MF ou se alteração grave sinalizada pelos técnicos ou médicos que executaram o exame;
- Situação urgente combinada com o MF.
Não deve aceder a esta consulta para:
- Pedir renovação de medicação crónica (isto pode ser feito sem necessidade de marcação de consulta junto à secretaria);
- Pedir relatórios médicos, o preenchimento de formulários, atestados para licença de condução ou outros similares;
- Pedir exames complementares de diagnóstico;
- Para mostrar informações/cartas de outros profissionais de saúde (exceto se comunicada situação de urgência/gravidade);
- Para prorrogação de Certificados de Incapacidade Temporária (“baixas”), exceto se doença aguda.
Nota: Para mais informações, deverá contactar o centro de saúde da sua área de residência ou a Linha de Saúde 808 246 024.