Carnaval 2026

Mexa-se no Carnaval!

 

Sabia que praticar exercício físico traz muitos benefícios à sua saúde?

Os benefícios da prática de exercício acontecem logo que começa a praticar e continuam, ao longo das semanas e dos meses seguintes. Isto significa que qualquer movimento conta. Na verdade, independentemente de fazer muito ou pouco exercício, do grau de dificuldade ser fácil ou difícil e/ou de quanto tempo pratica, sempre que se mexe, o seu corpo ganha saúde!

O exercício é uma das formas mais simples e baratas de cuidar de si e a ciência confirma  que os efeitos positivos começam no dia em que começa e aumentam com o tempo ([1]).

 

Quais os benefícios da prática regular de exercício?

Logo após começar a mexer‑se e graças à libertação de substâncias químicas produzidas pelo cérebro, que funcionam como promotores de bem‑estar (endorfinas) o seu humor e boa disposição melhoram, rapidamente. Os benefícios da prática de exercício acontecem a curto, médio e longo prazo. A curto prazo, ou seja, até uma hora após ter sido realizado, o exercício físico ([2]):

  • Reduz a ansiedade;
  • Promove clareza mental;
  • Melhora o gasto de energia do corpo (metabolismo);
  • Melhora a qualidade do sono.

Após uma a quatro semanas de prática regular:

  • Reduz a pressão arterial,
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória (funcionamento do coração e pulmões),
  • Aumenta o equilíbrio e coordenação,
  • Assegura mais energia corporal e melhor recuperação cardíaca após o esforço.

Ao fim de seis meses, os benefícios tornam‑se evidentes e consistentes:

  • Melhora o controlo do peso,
  • Reduz o risco cardiovascular,
  • aumenta da força muscular,
  • melhora a memória
  • diminui o risco de doenças como: enfarte, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, cancro, ansiedade ou depressão.

 

Qual a quantidade de exercício físico recomendada para adultos?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda, à população adulta saudável, para benefícios gerais de saúde e melhoria da condição física, a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana, ou pelo menos 75 minutos de atividade física intensa, por semana.

Superar estas metas semanais traz benefícios adicionais para a saúde. E, para além do tempo acima sugerido, o exercício aeróbio (atividade física que faz o coração bater mais rápido e a respiração aumentar, usando oxigénio para dar energia ao corpo) deve ser associado a exercícios de fortalecimento muscular que trabalhem os principais grupos musculares (por exemplo, pernas e braços) em, pelo menos, dois dias por semana ([3]).

 

Qual o melhor exercício físico para mim?

Qualquer exercício que aumente o seu batimento cardíaco e que conseguir praticar, de forma regular, é válido! Faça o que melhor se adequar ao seu gosto. As alternativas são muitas e variadas: caminhada, ciclismo, corrida, futebol, padel, walking football, natação, treino de resistência (para saúde muscular e óssea), modalidades de ginásio, hidroginástica, dança, etc…

 

Aceita sugestões?

Informe-se sobre modalidades gratuitas que decorrem, de forma organizada, na sua zona de residência. Esta pode, também, ser uma forma de conhecer e conviver com novas pessoas que partilham um objetivo comum. E, nesta época festiva, aproveite para fazer exercício. O Carnaval pode ser o momento ideal para começar e/ou manter hábitos de vida mais saudáveis!

 

Já agora… sabia que a dança é uma atividade aeróbia intensa, com benefícios para a saúde cardiovascular e para a saúde mental, melhorando a capacidade de funcionamento do cérebro e promovendo as competências emocionais? ([4])…


([1]) World Health Organization. (2024). Physical activity: Fact sheet. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity, acedido a 13/02/2026

([2]) Centers for Disease Control and Prevention. (2025). Benefits of physical activity. Disponível em: https://www.cdc.gov/physical-activity-basics/benefits/index.html acedido a 13/02/2026

 

([3]) World Health Organization. (2010). Global recommendations on physical activity for health. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241599979, acecido a 13/02/2026.

 

([4]) Centers for Disease Control and Prevention. (2023, December 20). Adult activity: An overview. Disponível em: https://www.cdc.gov/physical-activity-basics/guidelines/adults.html, acedido a 13/02/2026