Dia Mundial Sem Tabaco
A 31 de maio celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Este dia comemorativo foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como forma de desencorajar o consumo de tabaco e apelar à população e ao poder político a tomada de medidas para promoção de um estilo de vida sem fumo.[1]
O que é o tabagismo?
O tabagismo é classificado pela OMS como uma doença de foro respiratório em que a presença de compostos químicos associados ao cigarro causa dependência e traduz-se num impacto físico negativo para os indivíduos que fumam[2]. O tabaco é um dos agentes que mais contribui para a degradação e aceleração do envelhecimento do organismo. O fumo do cigarro conta mais de 4.000 constituintes tóxicos, dos quais, cerca de 40 são potencialmente cancerígenos. Motivo pelo qual, o tabagismo tem uma relação direta com o potencial de risco para o desenvolvimento de cancro, doenças cardíacas e respiratórias[3].
O tabagismo só afeta a pessoa fumadora?
O impacto negativo do tabagismo não se limita apenas à pessoa fumadora. O fumador passivo incorre, igualmente, em risco de desenvolver doença secundária à inalação do fumo de tabaco presente em espaços como restaurantes, escritórios, casas ou outros espaços fechados onde hajam produtos de consumo tabaco.
Existe um limiar de segurança para a saúde, por ser fumador passivo?
Não existe um nível seguro de exposição ao fumo passivo do tabaco. O fumo passivo causa doenças cardiovasculares e respiratórias graves, incluindo doença cardíaca coronária e cancro de pulmão, que mata cerca de 1,3 milhão de pessoas, prematuramente, a cada ano2.
Há formas menos prejudiciais de consumo de tabaco?
Na verdade, todas as formas de consumo de tabaco são consideradas prejudiciais, não havendo um nível de exposição considerado seguro ao tabaco. Aliás, uma das preocupações recentes das organizações de saúde que trabalham para a prevenção oncológica associa-se à desconstrução de referências “positivas” preconcebidas em torno dos cigarros eletrónicos e dos produtos de tabaco aquecido, que são, tão ou mais, viciantes e nefastos para a saúde.
O que são os produtos de tabaco aquecido?
Os produtos de tabaco aquecido produzem aerossóis contendo nicotina e produtos químicos tóxicos após o aquecimento do tabaco, ou ativação de um dispositivo contendo o tabaco. Eles contêm, tal como os cigarros e outros produtos inalantes de tabaco, a substância altamente viciante: nicotina, assim como outros aditivos não derivados do tabaco podendo ser, frequentemente, aromatizados.
Apesar das alegações de “redução de risco para a saúde”, não há evidências que demonstrem que os produtos de tabaco aquecido sejam menos prejudiciais do que os produtos de tabaco convencionais. Muitos tóxicos associados ao tabaco são, inclusive, identificados e, em níveis significativamente mais elevados, no aerossol resultante de produtos de tabaco aquecido, em relação ao fumo do cigarro convencional (glicidol, piridina, trissulfeto de dimetilo, acetoína e metilglioxal)2.
Há vantagens em deixar de fumar?
Se é fumador, saiba que libertar-se do hábito de fumar irá traduzir-se em benefícios não só para si, como para aqueles que o rodeiam. Se tem crianças, o facto de deixar de fumar no ambiente doméstico pode reduzir o risco dos seus filhos desenvolverem doença respiratória como asma e infeções de ouvido.2
Que benefícios em saúde posso obter da cessação tabágica?
O impacto positivo da cessação tabágica irá traduzir-se em vários benefícios para a sua saúde, a curto, médio e longo prazo[4]. Deixar de fumar irá contribuir para: Sentir-se mais saudável; Aumentar a resistência física e reduzir o cansaço; Rejuvenescer a pele; Recuperar o olfato, paladar e odor corporal natural; Melhorar a qualidade e aumentar a esperança de vida; Reduzir a probabilidade de desenvolver doença grave; Reduzir o risco de impotência e de infertilidade; Se está grávida, minimizar o risco de ter problemas durante a gravidez; Controlar de forma mais eficaz patologia(s) crónica(s) associada(s); Contribuir para um meio ambiente menos poluído; Poupar dinheiro (se fumar em média, uma carteira de cigarros por dia, poupará cerca de 1400 € por ano)[5].
Como posso deixar de fumar?
Procure a ajuda de um profissional de saúde! Para o efeito, tem ao seu dispor, na USISM, a Consulta de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica, com uma equipa multidisciplinar (médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista) e um programa estruturado e personalizado de consultas, que o(a) poderão ajudar a deixar de fumar. Informe-se na sua Unidade de Saúde, como pode ter acesso à Consulta de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica[6].
[1] Liga Portuguesa Contra o Cancro. Dia Mundial Sem Tabaco. https://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhe/url/lpcc-assinala-dia-mundial-sem-tabaco-31-de-maio/. Acedido a 28/05/2024.
[2] Organização Mundial de Saúde. Tobacco Key facts. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/tobacco. Acedido a 28/05/2024
[3] Liga Portuguesa Contra o Cancro. Todos os dias são dias para deixar de fumar. https://www.ligacontracancro.pt/nao-fumar-melhor-decisao/. Acedido a 28/05/2024.
[4] Liga Portuguesa Contra o Cancro. Todos os dias são dias para deixar de fumar. https://www.ligacontracancro.pt/nao-fumar-melhor-decisao/. Acedido a 28/05/2024.
[5] USISM. Modelo DV.07.CCT.300.03/A_. Panfleto: Consulta de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica.
[6] USISM. Modelo DV.07.CCT.300.02/A_Panfleto Intervenção Breve na Cessação Tabágica.